Rúben Neves: Um arquitecto discreto

Está a decorrer o Euro Sub 21 e a maioria das pessoas está a enaltecer a qualidade das soluções ofensivas que dispomos: Diogo Jota, Gonçalo...


Está a decorrer o Euro Sub 21 e a maioria das pessoas está a enaltecer a qualidade das soluções ofensivas que dispomos: Diogo Jota, Gonçalo Guedes, Podence, Francisco Geraldes, Iuri M., Bruma, etc.

Mas acho que um dos jogadores menos aclamados e mais importantes nesta selecção é Rúben Neves que joga a 6.

Em 2015 a Gola escrevia:  (ler aqui)

" Rúben mostrou critério no passe, qualidade na definição das jogadas e maior controlo sobre o jogo de posse o Porto cresce com o miúdo e tem em si o arquitecto.


Rúben é um 6 que pode ser 8. É um armador de jogo que o pensa a partir de trás e executa como poucos. É um apoio seguro na circulação de bola e uma pedra fulcral na construção. É um Pirlo (com as devidas diferenças) em construção. É português e da casa, como poucos. "

Passaram-se dois anos, e continuamos a querer reforçar esta ideia que Rúben Neves é um jogador com qualidades que apreciamos.

Jogando fora do bloco defensivo adversário é ele o responsável por fotografar e canalizar o ataque Português para onde poderá ter mais sucesso. A rapidez com que faz circular a bola, ou a facilidade de colocar a bola longa num espaço com menor concentração de jogadores é uma das suas características principais e, por isso, faz lembrar Pirlo ou Xabi Alonso.

A sua qualidade de passe é assinalável. Mesmo sobre pressão consegue soltar a bola em boas condições, para além de procurar sempre ser uma solução de passe para os colegas. É um jogador com mais cérebro que músculo e isso pode passar despercebido.



RC

You Might Also Like

0 comentários