Taça das Confederações, quem fica? Quem vai?

Passada uma temporada desde o maior feito desportivo da selecção das quinas, Portugal vai disputar por direito próprio a taça das confederaç...

Passada uma temporada desde o maior feito desportivo da selecção das quinas, Portugal vai disputar por direito próprio a taça das confederações. De então para cá, Portugal já iniciou a campanha de apuramento para o Mundial 2018. Embora com a base de jogadores campeões europeus, vários novos nomes foram ganhando peso entre os eleitos do seleccionador nacional, e a poucos dias do anúncio dos convocados para nova competição internacional, Fernando Santos deverá estar a passar por várias dores de cabeça.                                                             
Há um ano atrás Fernando Santos, não apresentou grandes surpresas, a lesão de Bernardo Silva a poucos dias do Euro, abriu uma vaga no meio-campo, que acabou por ser para Renato Sanches, que motivado com a época de estreia no Benfica, chegou ao Europeu na crista da onda e acabou mesmo por ser considerado o melhor jogador jovem do torneio. Na baliza as escolhas recaíram sobre Rui Patrício (titular da Seleção), Anthony Lopes e Eduardo. Na defesa, Fernando Santos optou por levar quatro centrais, com Bruno Alves, Pepe, Ricardo Carvalho e José Fonte. Para as laterais,  Vieirinha e Cédric Soares, para o lado direito, e Eliseu e Raphael Guerreiro, para o lado esquerdo. No meio-campo, o técnico da equipa das quinas optou por João Moutinho, João Mário, William Carvalho, Adrien Silva, André Gomes, Danilo Pereira e Renato Sanches. Na frente de ataque e sem surpresas estavam Cristiano Ronaldo, Nani e Ricardo Quaresma. Éder e Rafa Silva, ocuparam as duas outras vagas disponíveis, com o jogador do Lille a revelar-se o talismã na hora da decisão.                                                                                   
Muitos dos campeões europeus deverão ter presença assegurada na taça das confederações, mas nem todos. Ricardo Carvalho optou pela reforma, Vieirinha perdeu o lugar na selecção depois de uma temporada decepcionante no Wolfsburgo e Rafa e Eliseu apesar do título nacional no Benfica, não foram figuras de proa ou sequer habituais titulares e dificilmente repetirão a presença nos 23 eleitos. Na baliza, Eduardo foi para a pré reforma no Chelsea, onde é 3ª opção, não sendo expectável nova convocatória. Pelo menos estes cinco estarão de saída dos 23, haverá mais algum campeão europeu a ficar de fora?
 Havendo jogadores a sair, “novos” terão de entrar. Bernardo Silva e André Silva parecem ter lugar cativo nos 23! Desde o inicio da campanha rumo ao mundial que figuraram nos eleitos do seleccionador, ficam a sobrar três vagas e vários nomes! Desde logo Pizzi! O transmontano é o principal candidato a jogador do ano da Liga NOS. Decisivo no Benfica, apontou 10 golos e 8 assistências no campeonato, titular indiscutível desde a saída de Enzo, jogou este ano fixo no meio e em 2015/16 junto à ala direita, pode ter chegado a hora de se assumir como jogador de selecção. Também na linha, Gelson Martins é uma opção a levar em linha de conta, já internacional A e titular indiscutível do Sporting, teve bons desempenhos nas três oportunidades que Fernando Santos já lhe ofereceu. Mas uma das questões passa pelo seguinte: convocará Santos o Gelson privando os sub 21 de uma das suas maiores estrelas? Fora do contexto dos sub 21, por uma questão de poucos dias está Nelson Semedo (nasceu em Novembro de 1993, o Euro Sub21 só admite jogadores a partir de 1994), mas o lateral do Benfica esteve em bom plano durante a temporada, sendo um dos jogadores mais badalados do mercado nacional para atingir outros voos. Contudo Nelsinho joga sobretudo à direita, e lá já existe Cedric e quiçá Cancelo, que já assumiu o onze nacional em algumas ocasiões! João Cancelo tem direito à mesma pergunta de Gelson, elegível para ir aos sub21, concederá Santos o seu talento ao dispor de Rui Jorge? Na baliza Marafona parece ser o homem mais bem colocado a assumir a terceiro lugar da hierarquia, o guarda-redes bracarense tem sido presença nas ultimas convocatórias nacionais e tendo uma vez mais em conta o Euro Sub 21, Bruno Varela, André Moreira ou Joel Pereira não deverão ser equacionados para o lugar. Com a saída de Ricardo Carvalho, fica também a faltar um quarto central, caso Santos entenda novamente apostar em 4 homens do centro da defesa, Neto do Zenit tem sido o homem seleccionado. Outros nomes podem ser falados, alguns “velhinhos” voltaram a jogar casos de Tiago, Danny ou Fábio Coentrão. Também Manuel Fernandes tem estado em evidência no Lokomotiv de Moscow, embora pareça remota a hipótese de fazer aquilo que nunca fez, que foi deixar marca na equipa das quinas.                                                                                                                                                              
Hipóteses há muitas, e nomes também! Em cada um de nós, por estas alturas, nasce e manifesta-se um pequeno seleccionador nacional, o que diz o seleccionador que há dentro de ti?



BrunoAFNunes

You Might Also Like

0 comentários