Notas soltas: O fim da resistência e caminho aberto para o título

A figura da semana: O futebol é o momento e James Rodriguez sabe-o bem. De estrela a suplente e de esquecido a jogador de rotação decisivo...

A figura da semana: O futebol é o momento e James Rodriguez sabe-o bem. De estrela a suplente e de esquecido a jogador de rotação decisivo! De tudo errado a toque de Midas.


Este fim de semana foram mais 2 golos, logo nos primeiros 10 minutos. Os primeiros da equipa no jogo. Com ele Zidane tem uma segunda linha de luxo e um descanso na hora de olhar para os 3 pontos. Talvez James nunca tivesse valido o que custou, mas que é um belo jogador, lá isso é. Merece ser feliz, em Madrid ou noutro lado qualquer. Merece jogar e fazer golos. Esta semana é dele!


Portugal: Liga Nos: Benfica prepara-se para dar festa em casa e o Porto sofreu de insulação. Sporting adormeceu e perdeu o jogo.


Jimenez, o suplente de ouro dos encarnados, concluiu da melhor maneira uma jogada rápida de transição ofensiva para colocar as águias com uma mão no campeonato! O Rio Ave até acaba por sofrer o golo no seu melhor momento no jogo. No próximo fim de semana o Benfica promete festa em casa e after no Marquês! Aos interessados, é favor estarem atentos!! Tudo isto porque o Porto, na noite de Sábado, deixou 2 pontos na Madeira. Se Otávio deu a liderança aos azul e brancos, Djousse acabou por empatar o jogo, as contas e a vida ao Dragão. Um Porto que esteve sempre por cima mas que, na hora da verdade, tem muitos problemas em assumir favoritismo. E Nuno percebe que afinal quem se fartou de tropeçar foi mesmo ele. Agora já não há grande espírito nos portistas e para eles NES está longe de ser santo... Quem teve uma jornada de auspiciosa a desastrosa foi precisamente o Sporting. Com a possibilidade de ficar a meros 3 pontos do Porto e reacender a luta pelo 2º lugar e respectiva entrada directa na Champions, os leões, que jogavam em casa, perderam com um aparentemente inofensivo Belenenses. 1-3, depois de estarem a ganhar 1-0, já na segunda parte. Destaque para o fraco jogo colectivo com particular evidência para o desacerto de Bryan Ruiz, Matheus Pereira e um desajeitado Castaignos.

O Vitória venceu no Afonso Henriques o Arouca e consolidou o 4º lugar, já o Braga, com a derrota em Moreira de Cónegos, perdeu o comboio e fica-se pelo 5º, em princípio. Mais abaixo, destaque para a vitória do Moreirense que o mantém à tona e o Tondela, ao bater o Vitória de Setúbal, persegue o sonho da manutenção. Já esta noite o Estoril, de virada, derrotou o Chaves por 2-1 e garantiu a permanência! Uma palavra para o Nacional da Madeira, o último classificado e já despromovido. Foram 15 anos de primeira liga, com muitos e bons jogadores e participações interessantíssimas. Infelizmente, tudo tem um fim. Mas, no futebol, o que morre também pode renascer. Assim o desejamos, a Choupana é mítica.

Jonas com um toque subtil dá o golo aos encarnados. Um contra ataque letal e Jimenez assinou.

Espanha: La Liga: Eles não se largam e prometem guerra até ao fim. Gijon ainda esbraceja e a Europa está ao rubro!

Real e Barça ganharam. Os culés golearam o Villarreal e Messi deu um quase certo ponto final na bota de ouro europeia. Foram mais 2, com perícia e sorte à mistura. Ora, com a goleada (4-1) do Barça, o Real apresentou-se em Granada com algumas caras menos conhecidas mas a mesma fome de sempre. Guiados pelo início fantástico de James - a figura da semana - tudo se tornou mais simples. Na verdade, o facto do adversário já estar condenado facilitou. E lá continuam eles, lado a lado, agora com 84 pontos! O Atlético venceu o Eibar por 1-0 e cimentou a 3ª posição, ainda para mais depois do empate entre Sevilla e Real Sociedad. O Bilbau perdeu no Alavés e vê a luta europeia ao rubro! Está em 6º a 1 do Villarreal e da Qualificação para a fase de grupos da Liga Europa (5º lugar) mas também tem a Real Sociedad a puxar-lhe a perna, em 7º, com os mesmos 62 pontos! Que luta imperdível.

Destaque ainda para a goleada do Valencia, em casa, frente ao recém despromovido Osasuna. Garay foi o herói, já que o central apontou mesmo 2 dos 4 golos valencianos!
Esta segunda o Leganés recebeu e derrotou o Betis. Um jogo confortável que empurra o Depor lá para baixo. Ainda assim, se o Gijon se salvar é um feito hercúleo! 

Theo Hernandez é pretendido por Barça e Real. Com a confiança em alta, sai disto!


França: Ligue 1: Monsieur Bernardo, tropeção do Nice e atropelamento do PSG. Cornet foi herói em 28 minutos!

O PSG esmagou o Bastia do técnico português Rui Almeida, por 5-0, em pleno "Parc des Princes". Num jogo em que ainda deu para o uruguaio Cavani desperdiçar uma grande penalidade, de referir a grande exibição de Lo Celso, o prodígio argentino, a assistência de Gonçalo Guedes e o momento em que Verratti provou que o fair play é mesmo uma treta. Todavia, de nada serviu mais uma expressiva vitória, uma vez que Jardim viu o seu Monaco vencer por 3-0 no terreno do Nancy. O inevitável Bernardo marcou e o prodígio Mbappé assistiu. Mais uma jornada a menos e os monegascos estão cada vez mais próximos da surpresa.

De salientar a derrota forasteira do Nice, por 2-1, e o perder o comboio do 2º lugar. Balotelli ainda tentou dar ânimo mas os experientes Gomis e Evra carimbaram uma vitória importantíssima para o Marselha e a subida aos lugares de qualificação europeia (5º), aproveitando ainda o deslize do Bordéus, que caiu uma posição. O Lyon venceu de virada e com enorme esforço o Nantes de Sergio Conceição. 3-2 foi o resultado final num jogo em que Cornet, acabado de entrar aos 62 minutos, e logo para o lugar de Lacazette, foi herói ao fazer 2 golos em 28 minutos! O 4º lugar já tem dono!

Quanto à luta pela salvação, destaque para o precioso empate caseiro do Lorient, frente ao Angers, que lhes permite ficar 2 pontos acima da linha de água. Já o Caen, com uma vitória importantíssima no Toulouse, consegue respirar de alívio com 3 pontos a mais. Vida muito complicada para Bastia, Nancy e Dijon. Mas enquanto houver vida há esperança...

Grande trivelada, golaço e um Nantes duro de roer. À imagem do seu técnico. Valeu o joker Cornet


Alemanha: Bundesliga:  A alegria do milionário Liepzig, a vantagem do Dortmund, a força do Friburgo e uma batalha feroz pela fuga ao playoff de descida. Eis a emocionante Bundesliga!

Num jogo em que apenas serviu para festejos, o Bayern venceu o último classificado, o Darmstadt, por 1-0. O Português Renato Sanches teve minutos, jogou e o Bayern lá venceu, ainda que a boa exibição tenha sido relegada para segundo plano. No lado adversário viram-se rostos de desânimo. A época está a chegar ao fim e a aventura na maior prova alemã também. Ainda para mais Haltintop falhou uma penalidade já perto dos 90`. Já o Dortmund recebeu e venceu o Hoffenheim, ultrapassando-os na tabela classificativa e chegando ao tão desejado 3º lugar. Dois pontos de vantagem ainda é curto mas é um espaço de manobra bem maior, levando a que o Borussia esteja a um bocadinho assim da entrada directa na Champions. Mas atenção a este Hoffenheim!

O Friburgo recebeu e bateu o Schalke enquanto o Hertha foi goleado pelo Liepzig. Estes estão directamente apurados para a Champions e são vice-campeões. Já o Friburgo ganha vantagem sobre o Hertha na luta pelo 5º lugar e respectiva entrada directa na Liga Europa. Mas Colonia, Bremen e Monchengladbach estão a salivar por algum deslize!

Quanto à luta pela manutenção, salientar a fulcral vitória do Wolfsburg em Frankfurt, por 2-0, levando a que possa respirar sem auxílio das máquinas. Hamburgo e Mainz, colados em pontos, empataram a 0-0 e adiaram decisões por mais uma semana. Já o Ingolstadt sobre brasas recebeu e empatou com o Leverkusen, a 1-1. Até Bayer e Augsburg assistem cautelosos ao desenrolar do destino.

Golo à Dortmund. Sequência de passes, bom futebol, rápido e apoiado. O resto é golo de Reus.

Itália: Serie A: Roma e Napoli numa guerra pelo vice. Juve não festeja mas está quase. Lázio esmaga sem perdão!

Com 3 jogos para o fim, a vantagem da Juve é agora de 7 pontos sobre o 2º classificado Roma. A Juve esteve mesmo a perder o derby até bem perto do fim - numa obra prima de Ljaljic - mas Pipita Higuain voltou a marcar e a explodir o coração dos adeptos. Foi já depois do minuto 90! Derby é derby e tem sempre emoções únicas.

Não foi derby mas foi clássico, a Roma foi a San Siro golear um Milan mansinho e desolador. O segundo lugar regressa ao Coliseu. Todavia, Sarri não desiste da vice liderança e continua a morder calcanhares, desta vez após vitória do Nápoles em casa frente ao Cagliari, por 3-1. Temos confronto até ao fim! Na quarta posição surge a confortável Lazio, após um jogo excepcional! Vitoria por 7-3 frente à Samp e um aproveitamento irrepreensível do empate da Atalanta em Udine. Já o Inter voltou a perder, desta vez frente ao meio aflito Genova. Cinco jogos sem vencer por parte dos interistas, 3 derrotas consecutivas. Que pobreza... um 7º lugar fora da europa e com a fiorentina em igualdade pontual.

Destaque ainda para a fantástica vitória do Empoli diante do Bologna, por 3-1, mantendo 4 pontos de avanço face ao "chato" Crotone, que também venceu em Pescara, por 1-0. Estão separados por 4 pontos! O Crotone parece ter acordado tarde, mas...

Derby é derby, aqui ou na China! Ljaljic fez com que os adeptos do Grande Torino sonhassem alto



Inglaterra: Premier League: Tottenham cedeu, Chelsea corre para o título e Wenger finalmente derrotou Mourinho!


O Tottenham perdeu por 1-0 perante o West Ham e cedeu. Era de esperar que os homens de Pochettino lá acabassem, mais tarde ou mais cedo, por quebrar. Não tira mérito ao excelente campeonato, mas o Chelsea tem outra envergadura (derrotou esta noite o Middlesbrough e já são 7 de avanço em 9 possíveis!).

Já o Liverpool, na luta pela Champions, tombou. Recebeu o Southampton do português Cedric e empatou a zeros, tendo mesmo desperdiçado uma grande penalidade, pelo capitão James Milner. Aqueles típicos momentos em que os Reds se espalham. O City de Guardiola goleou o Palace por 5-0 e está a um ponto e menos um jogo do lugar directo para a Champions! Já o Arsenal recebeu e finalmente venceu José Mourinho. O português poupou jogadores a pensar na final da Liga Europa e os Gunners aproveitaram. 2-0 e dois pontos de distância entre ambos. Já o Everton de Ronald Koeman voltou a perder e ficará na 7ª posição, com a última vaga europeia.

Quanto à parte de baixo da tabela, fim de semana negro para Marco Silva e o seu Hull, ao perderem em casa por 2-0 diante do Sunderland. Ora, quem aproveitou da melhor forma foi o Swansea, onde Llorente acabou por colocar os galeses fora da despromoção mas com um mero ponto à frente. Já o Crystal Palace, com 4 pontos de vantagem, também está obrigado a vencer, sob pena de cair na confusão. Uma luta Hull - Swansea que promete muitas emoções, bem ao jeito da Premier!


O Arsenal não tem convencido e Xhaka também não. Mas o seu tiro foi divinamente desviado!


Por fim, 

Final do Campeonato Mineiro, 2ª mão. Após empate a zero, o Atlético de Mineiro recebia o Cruzeiro. O Estado parava para assistir à batalha pelo maior de Minas. A vitória sorriu para o Atlético - com golo do ex sportinguista Elias, por 2-1, mas Ramon Abila, o possante avançado argentino, cruzeirense, fez um golaço em todas as línguas! Que momento delicioso. Mata no peito roda e sai acrobático! Logo num derby, num jogo em que o sangue fervilha! Lindo momento de futebol no seu estado mais puro. Bem ao jeito sul americano.



Tiago Carvalho

You Might Also Like

0 comentários