Notas soltas: Bayern é penta, Monaco toca no céu e Tottenham não larga!

A figura da semana : Inevitável. Um hat-trick, uma vitória e 50% dos golos do seu clube. Está a 2 da liderança do astro Messi e, apesar de ...

A figura da semana: Inevitável. Um hat-trick, uma vitória e 50% dos golos do seu clube. Está a 2 da liderança do astro Messi e, apesar de ter menos jogos feitos e menos por fazer, promete briga até ao fim. Vale o que vale mas é a prova de que um ponta de lança de referência pode esconder imensas lacunas e dar inúmeros sorrisos.
Foto: Hugo Delgado
Mais do que isso, o holandês é frio e oportunista. Um assassino treinado para aproveitar a oportunidade que tem. O jogo aéreo de Bas Dost é letal. Uma contratação de grande nível para um campeonato que luta pela afirmação europeia.

Portugal: Liga NOS: Benfica sofre mas vence, Porto desta vez não tremeu e Braga perde comboio do 4º lugar. Bas Dost voltou a vencer.

O Benfica, numa tarde solarenga no Estádio da Luz, levou de vencida o Estoril, por 2-1, num jogo em que os encarnados acabaram por sofrer mais do que o esperado. Os pupilos de Rui Vitória não conseguiram apresentar solidez de líder mas o decisivo Jonas (não fosse o minuto 83`na pedreira e era a figura da semana) acabou por sacar um coelho da cartola e fazer um golaço! Já o Futebol Clube do Porto desta vez não tremeu e acabou por ir a Chaves conquistar 3 pontos vitais para a manutenção do sonho do título. Valeu essencialmente Soares e o golo oportunista que desbloqueou um jogo longe de ser fácil. No fim, tudo na mesma: 3 pontos de diferença e 3 jogos por disputar. Esta luta promete ser até ao fim! Já o Sporting clube de Braga acabou por voltar às derrotas e deixar escapar o 4º lugar para o velho rival do minho, o Vitória! Os arsenalistas perderam por 3-2, em casa, frente a um Bas Dost intratável! O holandês é o rosto feroz de um leão que há uns meses para cá já não ruge para títulos. Uma belíssima exibição dos verde e brancos, apesar das suas clássicas lacunas defensivas.
O Marítimo foi perder por 2-1 frente ao Feirense e acabou por não conseguir aproximar-se do lugar europeu do Braga. Por seu lado, o empate do Moreirense em Arouca, a 2-2, deu-lhes mais um ponto vital, aumentando para 3 os que tem de vantagem face ao Tondela. O Nacional vive uma situação dramática. em 9 pontos ainda em jogo, tem 6 de desvantagem para o Moreirense (último lugar de manutenção). As contas começam a apertar!

A nossa Gola da Semana vem do nosso campeonato e pertence a este Rio Ave cheio de bom futebol!

Espanha: La Liga: Real, Barça, uma luta titânica e um Marcelo salvador!

O Barcelona venceu o derby local. O Espanhol foi traído por uma trivelada mal feita do seu defesa e o habitual aproveitamento de Suarez. A partir dali, os culés ficaram como peixes na água e o marcador ganhou a expressão habitual: 3-0. Já o Real Madrid recebeu o Valência e se Ronaldo foi enorme ao dar-lhes a liderança (depois perdeu um penalti frente ao especialista Diego Alves), Parejo foi ainda maior ao colocar no cuco um livre de muito longe. O empate já pairava num Barnabéu expectante quando Marcelo provou que é muito mais que um mero lateral e que, muito provavelmente, não tem rival de posição. O brasileiro está em grande forma e o Real safou-se mesmo na última. A guerra pelo título mantém-se. A guerra pelo 3º lugar também está aberta e o Atlético, ao vencer de goleada no terreno do Las Palmas (uma manita) aproveita da melhor forma o trambolhão do Sevilla em Málaga (derrota por 4-2) e abre fosso de 3 pontos.
O Villarreal com a vitória em casa diante do Gijon e o Bilbau com uma vitória em Vigo fecham os lugares europeus. A Real Sociedad suou para derrotar o Osasuna e está às portas da Europa, ainda que sem espaço. Está à espera de um deslize!
Quanto à luta pela manutenção, nada de novo, os últimos perderam todos e até a derrota do Leganés bastou para o manter relativamente tranquilo, 6 pontos acima do Gijón.

Marcelo salvou o Real Madrid e está em grande forma.

França: Ligue 1: PSG perdeu a cabeça e Monaco ganhou asas. Balotelli adora ser o mau da fita!

O Monaco chegou a estar a perder mas acabou por virar e derrotar o Toulouse por 3-1. Já o seu persistente rival, o todo-poderoso PSG, deslocou-se ao terreno do Nice e foi ao tapete! Uma derrota por 3-1 num jogo em que Balotelli fez os possíveis para acabar com os parisienses (marcou golo e andou a brincar com os jogadores adversários). Mas, o italiano que nos desculpe, o momento do jogo foi nosso: Ricardo Pereira fez um golaço! Apostamos que Jardim delirou! Atenção, príncipes parisienses que os rapazes do Favre só estão 3 atrás! O Monaco lidera com 3 de avanço e 1 jogo a menos! Teremos um feito incrível? Parece cada vez mais perto.
Na luta pela Europa o Bordéus empatou em Dijon e um demolidor Marselha aproveitou para, com uma vitória em Caen por 5-1, pisar os calos ao rival. Destaque ainda para a vitória caseira de Sergio Conceição e o Nantes já está num fantástico 8º lugar! O técnico português rubricou também novo contrato. Amplamente merecido!
Na luta pela manutenção o Bastia, lanterna vermelha mas com um jogo a menos, venceu em casa o Rennes e baralhou as contas todas dos adversários. O pontinho do Dijon fê-lo sair da zona de descida, em troca com o Caen e perante um bravo Bastia, já nem o Lorient, 16º classificado, está tranquilo!

Um golo fantástico do "nosso" Ricardo Pereira!

Alemanha: Bundesliga: Altura de festa, jornada de empates e decisões

Munique está em festa pela quinta vez consecutiva. Uma vitória que pareceu uma demonstração de força: 6-0 em Wolfsburgo, e Ancelotti volta a ser campeão! E Renato Sanches lá encontrou uma razão para sorrir numa época dolorosa. Depois, o empate do Liepzig em casa frente ao aflito Ingolstadt. Apesar de tudo, houve festa: Chegaram à Champions na época em que se estrearam na primeira divisão!! Fascinante! Depois, também empate do Dortmund e acabou por ceder o 3º lugar ao Hoffenheim que venceu por 1-0 o Frankfurt. Já o surpreendente Werder Bremen, tem vindo a iniciar uma recuperação fantástica e com a vitória frente ao Hertha colou-se a este nos lugares europeus. Por esta altura há espaço para os dois e estão separados por 1 pontinho. O Friburgo decepcionou ao perder no lanterna vermelha e perdeu lugar na Europa. Mas está atento.
Quanto à descida, o Darmstadt, apesar da onda de vitórias, parece condenado. O Ingolstadt também esperneia mas tem vida muito difícil. Já quanto ao lugar de playoff de despromoção, tudo está ao rubro! O Augsburgo deu um passo importante para a permanência ao golear o Hamburgo e Wolfsburgo e Mainz andam ali pelo meio. A ver vamos!

Lewandowski é letal. Que fuzilamento cheio de classe.

Itália: Serie A: Decepção da Roma e Lazio sente-se dona do pedaço! Napoles não perdoa e Juve, mesmo não ganhando, festeja!

As equipas de Milão já não são o que eram: O Milan empatou em Crotone e o Inter jogou pouquíssimo na derrota caseira com o Napoles de Sarri.  A Atalanta, com o empate ao cair do pano frente à Juve, parece estar próximo de garantir o último lugar europeu e deixar os dois milaneses de fora da europa. Um fracasso. Quanto à Roma, perdeu com o velho rival Lazio, em casa, por 2-1. Está agora a 9 da Vecchia Signora e tem o poderoso Napoli à perna, a 1 de distância. Espalharam-se ao comprido! Quanto à luta pela descida, o Crotone, ao empatar frente ao Milan, ainda acalenta sonhos. Está a 4 pontos do Empoli e da salvação, fruta da derrota dos rivais, em casa, com o Sassuolo. Luta até ao fim e enquanto houver vida, há esperança!

Golo de Callejon e o espelho do fracasso defensivo que é este Inter

Inglaterra: Premier League não está decidida porque o Tottenham recusa entregar a taça!

O Chelsea parece dono e senhor do trono. Uma vitória confortável no terreno do Everton e um enorme balão de confiança para o que falta jogar. Todavia, no derby de Londres, o Arsenal acabou atropelado pelos Spurs. São 4 os pontos de diferença entre Conte e Pochettino. Os dois de Manchester cederam empates decepcionantes e o Liverpool, já hoje, ganhou pontos essenciais para a luta pela Champions - com o golaço de Emre Can! (Minha Nossa Senhora...)
Na luta da parte debaixo da tabela, mais uma jornada a pontuar para Marco Silva, com um empate em Southampton. Todavia, o Swansea mantém-se chato e é uma verdadeira carraça. Não há tempo para descontrações! Uma luta até ao fim. O Middlesbrough também tenta importunar mas está mais distante. Ainda assim, nunca fiando.
Meus senhores, a guerra pela qualificação para a Champions está ao rubro. Vale a pena acompanhar!

Minha Nossa Senhora! Depois disto Emre Can tem bar aberto em Liverpool!

Por fim,

O velho conhecido Van Wolfswinkel e a sua tarde de glória. 

AZ e Vitesse disputavam a final da taça holandesa e o avançado holandês, ex-Sporting, marcou os dois golos do desafio. As dores do "lobo" eram anestesiadas pelas lágrimas de felicidade por parte dos seus adeptos. Todo o esforço de mais de 125 anos esteve no faro do avançado. O primeiro grande título do clube e uma tarde de festa sem igual. A beleza do futebol.


Tiago Carvalho.

You Might Also Like

0 comentários