12/05/2010 - O dia em que tocaram no céu

Faz hoje 7 anos que o Atlético de Madrid venceu a primeira edição da UEFA Europa League. 48 anos depois, um uruguaio com ar de surfista bis...

Faz hoje 7 anos que o Atlético de Madrid venceu a primeira edição da UEFA Europa League. 48 anos depois, um uruguaio com ar de surfista bisava na final e dava uma alegria enorme aos colchoneros. Mas sabem quem foi o adversário?

Começou na 3ª pré-eliminatória e foi por aí fora. Na fase de grupos qualificou-se em 2º, atrás da Roma. Nos 16 avos de final deixou o Shakhtar dos brasileiros Luiz Adriano, Willian, Ilsinho, Jadson e Fernandinho para trás. Nos oitavos calhou-lhes a fava. Na primeira mão perderam 3-1 em Turim, com a particularidade dos 4 golos serem todos apontados no primeiro tempo. O destino parecia traçado. Mas...


18 de Março de 2010, a velha senhora Juventus trazia um resultado positivo da primeira mão e sabia que podia marcar a qualquer altura, o que anularia o sonho do adversário em ter um tento fora de portas. E foi precisamente isso que fez, logo aos 2 minutos de jogo: David Trezeguet!


Só que, enquanto uns se entregavam ao destino, outros agarraram-se à vida. Um golo aos 9 minutos trouxe emoção, aos 39`devolveu a fé, um penalti aos 48`empatou tudo e, num turbilhão de emoções, aos 82` o estádio veio abaixo! 4-1 com um americano de seu nome Clint Dempsey a fazer milagres. Mãos na cabeça do lado do histórico italiano. Fabio Cannavaro sentia o peso da responsabilidade por ter sido expulso logo aos 26`de jogo.


Nos Quartos de Final enfrentaram o Wolfsburg. Londres enchia-se de esperança e ainda estava em festa. Com um esclarecedor 2-0 no marcador a segunda mão, na Alemanha, parecia tarefa acessível. Todavia um golo alemão aos 89 minutos baralhou as contas todas. 
Na segunda mão, nova vitória, por 1-0, com um golo logo no primeiro minuto por parte do seu possante avançado: Bobby Zamora!

Chegados às Meias finais, nova deslocação à Alemanha, desta vez a Hamburgo. Com um 0-0 forasteiro tudo se decidia em Inglaterra. Um jogo para roer as unhas e fazer bater os corações! O Hamburgo vinha com tudo, com cabeças de cartaz como Nistelrooy, Boateng, Zé Roberto e Petric, tendo este último inaugurado o marcador aos 22 minutos de jogo.

Mas a história tinha sido feita com sangue lágrimas e suor, então não seria um golo madrugador que iria destruir tamanho sonho. E foi então que Simon Davies e Zeltan Gera (o húngaro que jogou contra Portugal recentemente) deram a cambalhota no marcador e colocaram o Fulham FC na final de Hamburgo!


Na final da competição caíram aos pés desse tal craque uruguaio, após nova entrada a perder e só no prolongamento. Diego Forlan matou o sonho inglês aos 116 minutos de jogo e deu um título super importante ao Atlético. A primeira de muitas finais a curto-médio prazo.


Para trás ficou uma das mais belas páginas de história do Fulham - clube que actualmente milita no Championship (2a divisão inglesa) e disputa os playoffs de subida à Premier League.

Na vitrina não consta o troféu mas na memória de toda a gente que vestiu e amou o seu simbolo, aquela equipa tocou o céu!


Sim, Roy Hodgson, um "velho" treinador inglês, pegou numa equipa inglesa, do meio da tabela e levou-a a um dos topos da Europa! Parece estranho, não parece? Mas foi em 2010! 


Tiago Carvalho

You Might Also Like

0 comentários