Notas soltas: O inferno em Madrid, o céu de Turim e Lisboa em polvorosa!

A figura da semana: Leo Messi! Não há palavras para tanto que se podia dizer O Barça visitou o velho rival no fio da navalha. Os p...

A figura da semana: Leo Messi! Não há palavras para tanto que se podia dizer


O Barça visitou o velho rival no fio da navalha. Os pupilos de Luis Enrique sabiam que uma derrota colocaria o ponto final muito perto de ser parágrafo. Num jogo louco, em que os guarda redes foram evitando que o marcador fosse ainda mais gordo, coube a Messi fazer dois dos três golos culés. O primeiro e o último, no último remate, no último lance. Há jogadores que merecem a eternidade.


Portugal: Liga NOS: Lindelof descobriu o que Vaná evitou! A época leonina está terminada.

Sporting - Benfica, o derby dos derbies, o jogo em que as emoções extravasam e os corações, por maiores que sejam, são insuficientes. A cidade pára e o silêncio impera. Em campo, um empate. O Sporting entrou logo a ganhar, fruto de um erro de Ederson e o golo madrugador que podia lançar o jogo amarrou-o. Os leões desceram e procuraram explorar os contra-ataques. As águias procuraram as costas dos laterais leoninos e paulatinamente foram impondo jogo. Cabia ao Benfica correr atrás e, num momento de pura inspiração do seu central, acabou por almejar o empate. Lindelof e um livre directo irrepreensível. Quando se fala em factor surpresa eis um exemplo! No balanço final, um derby de emoções mas fraco. Equipas com futebol pouco trabalhado, onde se entregaram à luta mas não ao bom futebol. A qualidade cedeu perante o querer. Bas Dost desperdiçou o golo que tantas vezes festejou e Ederson foi infeliz no palco onde se lançou.
O Porto recebia o Dragão e tinha nas mãos a possibilidade de se aproximar gradualmente ao Benfica, colando-se a 1 ponto de distância. Num jogo praticamente de sentido único, coube a Vaná fazer daquelas exibições de entrar para a história: talvez tenha conseguido um contrato melhor! É impossível não estar referenciado, depois disto. O guardião da Feira defendeu tudo o que havia para defender e esticou-se ao máximo na hora da verdade, hora essa em que, como já se viu contra o Setúbal, também no dragão, os portistas se encolhem! E quando isso acontece pouco há a dizer. Em suma, o Feirense com aquele pontinho agarrado por Vaná garantiu praticamente a manutenção.
Destaque ainda para a vitória do Tondela sobre o Nacional. Os nacionalistas são agora os últimos e o Moreirense vê-se bastante pressionado. Hoje quererá fazer o possível e impossível para vencer o Chaves. Na luta pelo 4º lugar o Braga caiu em Paços e o Vitória venceu o Boavista. Os Afonsinos estão isolados no primeiro lugar atrás dos 3 grandes. Por fim, referir nova vitória do Maritimo, desta vez à custa do Belenenses de Domingos Paciência. Os insulares ainda alimentam o sonho da Europa. Caberá ao Braga a última palavra a dizer.

Um golo extraordinário de Lindelof a garantir um empate muito importante para os encarnados.


Espanha: La Liga: Messi e um copo meio vazio que afinal está meio cheio!

O Futebol é um jogo de sorte, azar e emoções a pontapés. Na forma de vê-lo colocamos todos esses ingredientes para descrevê-lo. Quando procuramos ser racionais erramos. No Barnabéu aconteceu precisamente isso: O Barça é o Barça e pode ganhar em qualquer campo, a qualquer equipa. Depois, analisando o histórico recente dos blaugrana, percebemos que tem deixado cair pontos atrás de pontos fora de casa. Parecia uma tarefa complicada, ainda para mais depois de começar a perder. Ou depois de ceder um empate já muito perto do fim. Mas na maioria desses momentos estava lá Leo Messi. Depois já se sabe o que aconteceu: O Real tem agora um jogo em atraso - em Vigo! - mas o Barça já lidera em igualdade pontual, visto ter vantagem no confronto directo. Não há grande margem para tropeções. Os seguintes da tabela classificativa também venceram: Atletico, Sevilla, Villarreal (num jogo verdadeiramente dramático em que Bakambu foi herói) e Real Sociedad. Hoje há um emocionante Eibar x Bilbau, numa luta basca pelo sonho europeu, e destaque para as vitórias de Malaga (sobre o Valência) e Betis (frente ao Celta). O Sporting de Gijón resgatou um empate sofrido no último Osasuna mas só conseguiu reduzir um ponto à desvantagem que tem sobre o Leganés. Os aflitos estão cada vez mais aflitos!

Lionel Messi numa exibição de encher o olho


França: Ligue 1: PSG não desarma mas Mónaco não sabe perder! 

Jogo grande em Lyon. Os da casa vinham de uma qualificação dramática para as meias finais da Liga Europa e recebiam o primeiro classificado do campeonato. Ora os inevitáveis Falcao e Mbappe fizeram os golos monegascos e ao intervalo Jardim já tinha o jogo na mão. Na segunda parte, apesar do golo sofrido, geriram os 3 pontos e acabaram vitoriosos. Eles estão agarrados à liderança! O PSG voltou a ganhar e continua colado ao Monaco. Se ser líder está complicado, isolar-se na segunda posição até foi fácil. O Nice deixou pontos no terreno do Toulouse e está mais longe dos dois da frente! Destaque para a Vitória do Bordéus e para o empate do Marselha. O Bordéus entram assim na zona europeia e os marselheses ficam à porta. O Nantes de Conceição voltou a vencer, estando num confortável 8º lugar, e Lorient e Dijon, ao somarem 3 pontos cada, prometem tudo fazer para garantir a manutenção. Para já a luta é grande!

Mbappé vai encantando e o Mónaco está cada vez mais agarrado à liderança!


Alemanha: Bundesliga: Empates do topo permite aproximação do Dortmund.

O Bayern teve uma semana infeliz. Depois da eliminação da Champions voltou a não conseguir ganhar, desta vez frente ao Mainz, na sua própria casa. Ainda assim, levantar o caneco, de novo, parece uma questão de tempo. O Liepzig também empatou no terreno do Schalke e viu o Dortmund aproximar-se do 2º lugar, após uma grande vitória frente ao Monchengladbach. O Hoffenheim empatou em Colónia e caiu para a 4ª posição. Destaque para a vitória do condenado Darmstadt sobre o Hamburgo, o que complicou e de que maneira a vida a estes! O Wolfsburgo, com a derrota no Hertha, em Berlim, vê o fantasma da descida pairar assustadoramente. Entre lugares europeus e de descida, há imensas equipas em luta e uma Bundesliga com fortes motivos de interesse.

Thiago e a sua superior qualidade técnica a dar um mal menor ao Bayern,


Italia: Serie A: Jogaço da Fiorentina, fracasso em Milão, 45 minutos à Lazio e o velho passeio em Turim

A Fiorentina recebeu e bateu o Inter por 5-4! Sim, leram bem, 9 golos num jogo repleto de festa. Com esta derrota o Inter está cada vez mais longe da Europa. Atalante e Lazio venceram os seus jogos e estão em 4º e 5º lugares. Os lazialle deram 6-2 num Palermo amorfo. Ao intervalo já havia 5-0. Já o Milan perdeu em casa com o Empoli, por 2-1. Com esta preciosa vitória o Empoli foge aos lugares de descida, ainda que o Crotone também tenha vencido. O Napoles, 3º classificado, foi ao terreno do Sassuolo deixar 2 pontos e pode já hoje ver a Roma distanciar-se no 2º lugar.

a incrível iniciativa de Bonucci!


Inglaterra: Premier league: Benteke vinga-se em Anfield, Mou volta a vencer e Taça ao rubro!

Fim de semana entre Premierleague e Taça. Na Premierleague, destaque para a derrota caseira do Liverpool, com 2 golos do seu antigo ponta de lança Benteke. Um balde de água fria. Já o United venceu o Burnley e aproveitou o empate do Everton no terreno do West Ham, num improvável 0-0. Na cauda da tabela, de salientar mais uma vitória de Marco Silva, por 2-0, frente ao Watford e a vitória do Swansea, também por 2-0, frente ao Stoke. Estes dois não se largam e travam uma guerra muito interessante. Quanto à Taça, grande vitória do Chelsea frente aos Spurs, por 4-2. Mais do que vencer foi o marcar posição dos homens de Conte. No outro jogo, o Arsenal, de virada, eliminou o City de Guardiola. Um adeus aos títulos por parte dos citizens.

Um golaço de Cluca a garantir 3 pontos importantíssimos para Marco Silva


Por fim,

Viajamos até aos "Estates", mais precisamente a Toronto e partilhamos convosco o talento daquele pequeno génio italiano que vem embelezando a MLS. Giovinco a mostrar como o Soccer é lindo!


Tiago Carvalho

You Might Also Like

0 comentários