Notas soltas: Messi, Falcao e o regresso de Mourinho!

Figura da Semana : Leo Messi e 2 golos importantíssimos Messi é um dos deuses do nosso futebol. Alguém que existirá muito para além ...

Figura da Semana: Leo Messi e 2 golos importantíssimos


Messi é um dos deuses do nosso futebol. Alguém que existirá muito para além da sua finitude física. A forma como joga, a regularidade que apresenta e a sua completude tornam-no um nome imortalizado por um emblema: o Barça. Num momento em que o seu Barcelona passa por tempos conturbados, eis que o argentino puxa dos galões e devolve sorrisos que tendem a desaparecer. Vitória culé por 3-2 e mais 2 golos do melhor marcador na Europa. E em tempos difíceis estes 2 golos são muito mais do que meros 2 golos.


Portugal: Liga NOS - Benfica sólido, Porto derrapa e Sporting espreita fraquezas

O Sport Lisboa e Benfica venceu o Marítimo em apenas 45 minutos. Jonas por 2 vezes serenou o coração encarnado, depois de Luis Martins ter sido autor do primeiro, numa infelicidade inevitável. Daí para a frente foi um descansar planeado e com bola, de uma equipa adulta e focada num objectivo. Uma sexta feira santa na Luz. Já o Porto, no jogo da jornada, entrou praticamente a perder na Pedreira. A partir dali tratou-se de uma busca incessante pela bonança. Pedro Santos, em cima do término da primeira parte, desperdiçou uma grande penalidade. Ora, quando uns encolhiam os ombros, os Dragões levantaram a cabeça e fizeram das tripas coração. Partiram para cima. Soares teve cabeça para fazer o empate e num sentido praticamente único o jogo acabou empatado. O Porto mete as fichas todas no tropeção encarnado em Alvalade!
Por falar no Sporting, vitória esclarecedora no Bonfim. Os leões foram maduros e souberam aproveitar as oportunidades surgidas (e oferecidas - veja-se o 1º golo) da melhor maneira. Bas Dost voltou a marcar numa invenção fantástica de Alan Ruiz. Nos restantes jogos, destaque para a vitória caseira do Arouca, frente ao Feirense, que o mete praticamente a salvo, à importantíssima vitória do Tondela diante do Rio Ave, que mete toda a pressão do mundo nos ombros Nacionalistas. O Estoril salvou a pele e revelou uma veia goleadora curiosa em cima de um frágil Belenenses. E destaque para o 4º lugar agora do Vitória, fruto de uma vitória sofrida e com traços de injusta sobre o Chaves. Hoje jogou-se pela permanência e o Moreirense ganhou! Um a zero na Choupana e o Nacional em maus lençóis!

Que passe de Alan Ruiz! Depois disto Bas Dost só tinha de fazer golo.


Espanha: La Liga: Real salvou-se no último folgo e Barça ainda acredita

O Real Madrid, após uma exibição de gala em Munique, entrou em poupanças. Visitou Gijon sem Ronaldo, Benzema e Bale. Com tantas ausências e logo de tanto peso, coube a Isco assumir a batuta! Jogaço do espanhol e um golo em cima dos 90 a dar a vitória importantíssima aos merengues, quando já subia de tom a importância do el classico. No Camp Nou a Real Sociedad partiu atrás, fruto do inevitável Messi, ainda assustou mas o Barça segurou a liderança. O astro argentino está de pé quente e a Europa não conhece outro igual. O Atlético é cada vez mais terceiro e o Sevilla, ao empatar em Valência começa a deixar escapar o 3º lugar. O Bilbau vai de vento em vento em popa no San Mamés e pretende segurar, a todo o custo, a Europa.

A nossa gola da semana: Isco


França: Ligue 1 - Di Magia, história de Favre, Falcao divino e um inferno em Bastia

Di Maria deu a vitória ao PSG no terreno do Angers, com dois golos e uma exibição de qualidade. Já Favre garantiu o pódio pelo Nice, 41 anos depois! Algo absolutamente louvável tendo em conta a dimensão do clube. E promete não desistir de mais qualquer coisinha... Já o líder Monaco sofreu a bom sofrer para ficar com os 3 pontos. Foram praticamente 2 livres de Falcao a garantir 3 pontos. O segundo é fantástico! Já em Bastia o jogo foi interrompido por uma situação vergonhosa: os adeptos envolveram-se em confrontos e insultos com o jogadores forasteiros. Isto não é futebol. Sergio Conceição perdeu na recepção ao Bordéus. O Marselha goleou o Saint Ettienne e continua na senda da Europa.

Falcao a mostrar uma faceta incrível! El Tigre revelou-se decisivo!


Alemanha: Bundesliga - Este Bayern acomodou-se, Liepzig garante a Champions e Hoffenheim para lá caminha!

Verdade seja dita, o Bayern passei pela Alemanha e isso não é lá muito bom. Talvez seja o maior e principal problema de uma bundesliga cheia de qualidades. Com uma queda do Dortmund (apesar da vitória num jogo recheado de golaços), actual 4º classificado, os Bávaros controlam as distâncias para o sensacional e recém promovido Liepzig, e o não menos incrível Hoffenheim. O liepzig venceu o Friburgo por 4-0 e fez deste fim de semana um marco único: vai à Champions! Já o Hoffenheim continua em busca da segurança do lugar do pódio e goleou o Bor. Monchengladbach por 5-3! Um jogaço! Destaque para o Augsburgo que, com a vitória deste fim de semana continua a morder os calcanhares de Mainz. Hamburgo e Wolfsburgo

Um jogo, dois golaços. Decidam qual o melhor!


Itália: Serie A: Este país não é para novos! Um passeio da Vechia Signora

Higuain garantiu que em Pescara a Juventus passeasse confortavelmente a sua classe. Tirando isso, um vendaval de pontos perdidos: a Roma, Lazio, Inter e Milan empataram. Sarri, dono de uma cultura futebolística tremenda. vai fazendo do seu Nápoles uma máquina de guerra. Vitória caseira tranquila sobre a Udinese e uma fome tremenda pelo 2º lugar. Se o jogo da Roma foi intenso, em que a Atalanta se agarrou à felicidade do seu golo, já o derby de Milão foi fascinante! Decidiu-se no último minuto, no último segundo, no último lance! Com a preciosa ajuda da tecnologia da linha de golo. Um derby fascinante, com 4 golos e um empate depois dos interistas estarem a ganhar por 2-0 a cerca de 20 minutos do fim!!!
A Fiorentina de Paulo Sousa perdeu em casa, com o Empoli, por 2-1 com um penalti nos instantes finais do jogo e com isso parece ter perdido a crença para a luta europeia. Por seu lado, o Empoli rejubilou e ganhou um balão de oxigénio para a permanência.

O momento do fim de semana! O final emocionante no derby de Milão!


Inglaterra: Premier league - Vingança de Mou, tranquilidade de Pep e alerta para Conte!

Mourinho regressou na melhor altura: clássico ingles em Old Trafford, com um lider super confiante a visitar o Manchester United. Numa forma alternativa de encarar o adversário e com alguns jogadores no banco, entre os quais Ibrahimovic, o United venceu por 2-0 com um super inspirado Ander Herrera! Já os Spurs voltaram a vencer e convencer, em casa, colocando-se a apenas 4 pontos dos blues. É certo que estamos perto do fim, mas um tropeção agora pode ser verdadeiramente preocupante. Quanto a Pep, uma bela vitória, convincente e tranquila. Liverpool também venceu, com golo solitário de Firmino, e o Everton despachou o Burnley por 3-1. Já na noite de hoje o Arsenal venceu no Middlesbrough e garantiu novo acesso aos lugares europeus. Destaque ainda para a vitória do Watford, que afundou o Swansea e permitiu que o Hull de Marco Silva, mesmo após nova derrota, continue à tona - a vitória do Arsenal também deu uma ajudinha. 
Uma guerra até ao fim, bem ao jeito britânico.

O regresso de Shaqiri!


Por fim,

Deixo-vos o incrível erro do guarda redes Chiel Kramer, do Almere City, possibilitando o empate ao adversário já no minuto 83. Há de facto lances em que as palavras são poucas e a compreensão humana torna-se infrutífera. O que lhe passou pela cabeça? Insólito!


Tiago Carvalho

You Might Also Like

0 comentários