Património futebolístico da Humanidade!

Em jogo estava muito mais do que uma vitória: tratava-se de orgulho, carácter, de limpar uma imagem que tanto custou a ganhar e permanecer n...

Em jogo estava muito mais do que uma vitória: tratava-se de orgulho, carácter, de limpar uma imagem que tanto custou a ganhar e permanecer na prova que representa o topo do futebol. Fazer o que ainda não foi feito: virar uma eliminatória depois de ter perdido por 4-0! Ora, para tal, o Barcelona tinha de fazer das tripas coração. Verdade seja dita, se havia alguém capaz de fazer o que ainda não tinha sido feito, esse alguém era Messi, Iniesta, Suarez, Neymar e companhia. Ou seja, o Barça.

E com uma enorme fome de bola o Barcelona foi engolindo o PSG. Ao intervalo, o 2-0 acalentava sonhos e o medo já se sentia no rosto parisiense. As cautelas eram demasiado evidentes e os franceses desdobravam-se em mil para fechar brechas, esconder a baliza e emendar erros. Não tinham mãos a medir nem bola para jogar!

A segunda parte prometia mais do mesmo: os culés em cima, a carregar, e um PSG demasiado tímido. Os jogadores vulgarizavam-se na mediocridade do sofrimento. Já ninguém queria ter classe, apenas sobreviver. E eis que, como quem não quer a coisa, lá entregaram o 3-0 ao astro Messi. Que agonia!

A partir daqui tudo seria possível. O céu e o inferno pareciam à distância de um golo, aquele que o Barça queria, para empatar, e o que Cavani marcava, para decidir. Com o 3-1 no placard os franceses silenciaram Camp Nou. Calaram aquela voz interior de todos os que torciam por um milagre. Para os adeptos da casa o jogo até estava ganho mas a eliminatória, essa, entregue. Errado, pura ilusão. O futebol é isto mesmo, uma incógnita. O jogo ganha-se em momentos, num mero lance, um mero acaso ou na infantilidade de uns aproveitada pela genialidade de outros. O resultado advém do toque da bota, da luva...e de Midas!

E foi precisamente isso que aconteceu: o Barça ressuscitou, ergueu-se das cinzas e matou um PSG ligado à máquina. E não é que o impossível foi alcançado?

Um 6-1 num jogo que, mais do que uma vitória do Barça, tornou-se património futebolístico da humanidade.


Que noite HISTÓRICA!



You Might Also Like

0 comentários