Derby, o que é isso?

Que palavra é essa que mexe com tanto, que te pode deixar em êxtase ou deprimido, a reclamar ou a festejar? A definição do dicionário é redu...

Que palavra é essa que mexe com tanto, que te pode deixar em êxtase ou deprimido, a reclamar ou a festejar? A definição do dicionário é redutora, senão vejamos "encontro desportivo, principalmente de futebol, entre clubes da mesma área geográfica". 
Num pais como o nosso, movido a três cores, mas onde fervilha principalmente o vermelho e o verde para baixo do douro, é mais que um mero encontro desportivo, é um
confronto de paixões, de conflito de emoções nas famílias, no grupo de amigos, naqueles que mais gostamos e apoiamos e achamos que apesar de serem os melhores do mundo tem a sua dose de burrice  gigantesca ao defenderem uma cor diferente da nossa.
Um Benfica-Sporting, ainda é o maior bate papo em Portugal, o pais pára e Lisboa sente a tensão! Pode não ser um derby dos mais ricos, com os jogadores mais valiosos do planeta, mas na Europa poucos são os jogos que se poderão comparar com o espírito do derby de Lisboa! 
Não quero falar dos supostos penalties ou das bolas de papel! Vemos consoante a cor, tento desbotar o meu vermelho, só ficar branco, mas para mim está tudo bem, não houve nada e a bola entrou duas vezes no sítio certo, talvez seja cego. 
Faço um esforço tremendo para não massacrar os meus amigos verdes, já perdi o fôlego demasiadas vezes a dizer o que a faixa dizia, que é incomparável, talvez eles sejam cegos ou seja a minha cegueira que assim os veja. 
Mas entre cegueiras de olhos abertos tive a sorte de lá estar, e ver o máximo de luz que a Luz tinha para dar! Que monumento, a bancada foi o melhor de tudo e no relvado é impossível não ter sentido. Tanto num como de outro lado, foram 60011 vs 3011! 
No final os jogadores mal se cumprimentaram, mas pudera tinham milhares a quem agradecer! 
A conversa do que foi ou não foi hoje não é para mim, desculpem para mim ficou tudo bem, o derby deixou-me mudo! Mas vocês ouviram a luz? Desculpem gritei mais que nunca, a minha mudez é parcial é que vou cantarolando esta semana, exaltando os meus heróis de vermelho. 
Posto isto e que me perdoem os verdes pela paixão do vermelho tento redefinir o derby: 
Encontro desportivo entre família e amigos que desperta cegueira, mudez e exaltação, gerador de estado de espírito capaz de te deixar em êxtase ou deprimido, mas sempre com a paixão à flor da pele. 
O derby não é uma coisa fácil, guardem-se até ao próximo, é só um jogo de futebol mas alimenta-nos a vida, e é tão bom! 



BrunoAFNunes


You Might Also Like

0 comentários