Grupo F - Sporting e um grupo à Champions!

A Liga dos Campeões é a elite europeia, onde estão presentes os melhores. Mas, por mais tempo que passe, ainda acreditamos que o sorteio po...

A Liga dos Campeões é a elite europeia, onde estão presentes os melhores. Mas, por mais tempo que passe, ainda acreditamos que o sorteio pode levar-nos por entre os pingos da chuva - tal e qual o Porto. Contudo, nem todos têm essa sorte e a verdade é que a Champions, para a turma leonina, começa cedo. Caberá à equipa de Jorge Jesus mostrar que o clube merece a presença e consegue acompanhar os sonhos dos seus adeptos. A tarefa não será fácil, isso é inquestionável, mas partir derrotado não nos levará a nenhum lado. 

Então preparem-se! Teremos o melhor do mundo por cá, de volta a casa, com os campeões europeus de clubes, uma viagem à famosa casa amarela, onde os fervorosos adeptos alemães empurram a sua equipa e, finalizando, uma obrigatoriedade expressa em garantir pontos diante do campeão polaco. Em suma, era difícil ser pior que isto, mas acreditem, ainda podia ter sido. Agora é arregaçar as mangas e lutar! Dos fracos não reza a história.




Madrid - 14 de Setembro: haverá um início mais aterrorizante?

A aventura começa já em Setembro, no Santiago Barnabéu. Bale, Benzema e Ronaldo serão uma valente dor de cabeça. Num grupo tão complicado é natural que todos os pontos sejam vitais, mas a obrigação de pontuar não passará por aqui. Trata-se sim de ganhar "estaleca", elevar os índices competitivos e mostrar valor. Pouco mais há a dizer. Apenas honrar a camisola, dignificar o emblema e orgulhar os adeptos.

Alvalade, 27 de Setembro: Para ganhar, essencialmente isso.

O mundo sabe que Alvalade vibra com o seu Sporting e, num jogo tão importante, o público ajudará a equipa na busca pela vitória. Só a vitória interessa! O Légia viaja ao reino do leão na altura perfeita para levar um golpe profundo. Com a conquista dos 3 pontos, o leão marca posição e faz com que os polacos olhem para o último lugar. É claro que o adversário não é pêra doce, afinal trata-se nada mais nada menos do que o campeão polaco. Mas, entre o que há, é o melhor que se pode arranjar.

18 de Outubro, de novo em Alvalade: jogaço!

2 partidas seguidas em casa, uma altura importante para o Sporting. Depois do jogo com o Légia, em teoria a equipa menos favorita, ou de valor mais acessível, segue-se o sempre romântico Dortmund. Pé ante pé, de futebol perfumado e estilo encantador, os alemães irão aproveitar para estilhaçar o coração verde e branco. Um jogo extremamente difícil e uma bela noite europeia. No meio de um ambiente intenso, espera-se que o factor casa consiga empurrar os leões. O desenrolar do grupo passa muito por aqui: ou pontua e consegue manter-se na luta pela segunda posição - o que uma vitória abriria caminho - ou sucumbe, cai na luta pela vaga europeia da 3ª posição e estende a passadeira ao Borússia. A ver vamos de que é feito este leão.


2 de Novembro, viver o inferno amarelo

A casa do Dortmund é um cemitério de adversários. As bancadas parecem cair em cima dos jogadores, as balizas ficam mínimas e a intensidade com que os jogadores jogam é a mesma com que os adeptos gritam. 90 minutos intensos, desgastantes e a exigirem elevada concentração. Não sei como lá chegará o Sporting, mas se ainda tiver a discutir a passagem terá de procurar empatar. Trará uma força anímica fulcral para o que resta da competição. Todavia, não se augura tarefa nada, nada, nada fácil. Se a passagem já estiver hipotecada, ainda assim pontuar é essencial. Há um 3º lugar para conquistar e uma fuga para a Liga Europa pretende-se. O fundo da tabela não condiz com o valor do Sporting. Aconteça o que acontecer, o mundo não acabará ali.


22 de Novembro, o dia em que o melhor do mundo volta ao sítio onde tudo começou.

Cada vez que ele tocar na bola, o adepto recordará as suas madeixas loiras, o ar gingão e atrevido. Depois, porque as circunstâncias assim o exigem, espera que esteja em dia não (um dos poucos que tem ao longo da época). E de seguida vem-nos à memória Sá Pinto, André Cruz e um empate a 2-2 no ano de 2000. Se é possível? É. Se é difícil? Muito. Mas sonhar não custa e Alvalade é o palco de todos os sonhos. Que bom que era ter um Real, praticamente apurado, a vir à capital portuguesa em ritmo de passeio! Isso é que era!



7 de Dezembro - Brigar feio no frio polaco!

De este dia não passa. O que estiver ao alcance tem de ser conseguido ali, diante dos polacos ruidosos e ameaçadores. É esquecer o frio e focar na vitória. Seja o 2º lugar ou o 3º, muito há em jogo. Joga-se um prestígio e uma imagem, uma conquista de quem, um ano antes, materializou um desejo. Além da vertente desportiva, financeiramente o clube necessita. Aqui os 3 pontos são milhões. E lá, naquele território distante, só os 3 pontos interessam. Haverá melhor maneira de fechar o grupo do que ganhar mostrando superioridade? Um teste à personalidade da turma de Jorge Jesus, frente ao campeão polaco, volto a frisar.


Pelo que foi visto, a tarefa assume-se como árdua. O grupo é forte e a segunda volta complicada. Esperemos que o Sporting consiga superiorizar-se ao Légia e, a partir daí, entrar no despique com o Dortmund. Se conseguir, será incrível, se não der, que consiga cumprir os serviços mínimos - o 3º lugar. O Sporting está na Champions, diz o Jesus, e aqui há Champions do primeiro ao último jogo. Ou é ou não é!


Tiago Carvalho

You Might Also Like

0 comentários