Islândia - Os Vikings da terra do fogo e do gelo

A Islândia eliminou a Inglaterra no Euro 2016 por 2-1. Em Inglaterra a imprensa está chocada, o que revela bem do conhecimento do mundo do ...


A Islândia eliminou a Inglaterra no Euro 2016 por 2-1. Em Inglaterra a imprensa está chocada, o que revela bem do conhecimento do mundo do futebol por parte dos ingleses. Na TV inglesa desacreditou-se o adversário de tal modo que já só se falava do próximo jogo, com a França, o que tornou esta hecatombe muito difícil de digerir. 

Talvez tenha sido por causa do último jogo contra a Islândia, há 12 anos, onde o resultado foi 6-1 para os Ingleses, em altura de preparação para o "nosso" Euro 2004...
https://www.facebook.com/agoladocantona/posts/887530331370449

Mas o que deviam saber é que nessa altura encontraram uma selecção islandesa desorganizada, pobre tecnicamente e sem ideia de jogo, sem a menor qualidade individual. Passados 12 anos, a história foi precisamente inversa - "Azar dos Távoras?" - Não me parece. A Islândia provoca uma catástrofe mais do que natural em terras de Sua Majestade e a arrogância pagou-se bem cara.

O comportamento recente da selecção islandesa:

Europeu sub-21 em 2011

Em 2011 os sub-21 qualificaram-se para o campeonato europeu de futebol, onde só entram as 8 melhores equipas europeias. Este foi o resultado do grupo que deu o apuramento para a fase final da competição.


Jogadores como Gylfi Sigurdsson, Sigthórsson, Finnbogason, Birkir Bjarnason, Rúnar Már Sigurjónsson e Guðmundsson faziam parte das fileiras desta equipa de sub21. Hoje brilham em França.

Deixaram para trás a Alemanha, que podia contar com jogadores como Howedes, Hummels, Holtby, Goetze, Trapp, Schurrle, Kroos, Muller, Badstuber, Schmelzer, Lars Bender, Sven Bender, etc.

Uma vez no Euro, ficaram num grupo relativamente acessível mas não conseguiram expressar o seu futebol da melhor maneira.





Qualificação Mundial de 2014

Já em seniores e mais recentemente na qualificação para o mundial de 2014, no Brasil, conseguiram apurar-se para o Playoff.


Ficaram à frente de equipas como a Noruega, que na qualificação para o Euro 2012 discutiu até ao último minuto o apuramento com Portugal, e Chipre, que em 2012 surpreendeu a nossa selecção com um empate a 4 bolas. Eslovénia, que em 2010 esteve presente no mundial de África do Sul, e Albânia (presente neste Euro 2016 respectivamente) também ficaram para trás.

O sorteio ditou um difícil encontro com a Croácia no playoff de acesso ao Mundial e, apesar de empatarem o primeiro jogo em casa, acabaram por perder fora por 2-0, caindo às portas do Mundial.

Europeu 2016

Na Qualificação para o Europeu deste ano, em França, os islandeses voltaram à carga:



Ficaram à frente de equipas como a Turquia e a Holanda, mostraram que têm capacidade para derrotar equipas como a Rep. Checa (2-1) Turquia (3-0) e Holanda (2-0), e garantiram o seu lugar no Euro com todo o mérito, deixando de fora uma das nações mais importantes do mundo futebolístico: a Holanda!

Se isto não chegava para os Ingleses respeitarem os Vikings do Norte, então andaram muito distraídos nestes últimos anos.

A terra girou e a bola arredondou-se cada vez mais, Inglaterra. Pena essa sobranceria não te deixar ver o mundo como ele é.



You Might Also Like

0 comentários