Primera Division Argentina 2016

              É já hoje que a bola começa a rolar na 1ª jornada do campeonato argentino, este ano com uma reformulação da prova, sendo ...



              É já hoje que a bola começa a rolar na 1ª jornada do campeonato argentino, este ano com uma reformulação da prova, sendo a agora a “primera division” disputada por zonas, algo que não ocorria desde 1985!
               Para lá do Reino Unido, a Argentina é o pais com o campeonato mais antigo no mundo que se joga desde 1891 e é profissional desde 1931.
               Todos nós sabemos que no pais das pampas o futebol é mais que um jogo, é uma paixão, grandes equipas, grandes jogadores, um viveiro de talento para Europa. Portugal que o diga, tantos são aqueles que por cá apareceram vindo directos da Argentina e se revelaram verdadeiros craques à escala planetária, de Duscher a Di Maria, passando pelos portistas Lisandro López a Lucho Gonzalez.
              



               E é esta paixão que as equipas transmitem que envolve as bancadas dos seus estádios e se infiltra em cada jogador, que os faz respirar o clube de uma forma que na Europa pouco terá paralelo. Uma vez deixada marca no clube, vais querer sempre voltar, parece ser essa a filosofia do jogador argentino, e este ano mais alguns regressaram para voltar a deixar marca com a sua camisola, casos de D’Alessandro (River), Rodrigo De Paul (Racing), Germán Denis (Independiente) ou Pablo Osvaldo (Boca).
               Serão 30 equipas dispostas em duas séries de 15, o torneio durará até Junho, onde cada equipa disputará 16jogos. 14 das 16 jornadas será contra as restantes equipas da série no formato de uma só volta,  as restantes duas jornadas são rondas de clássicos onde a equipa joga contra um dos seus maiores rivais em casa e fora (River e Boca que nem são da mesma série vão-se defrontar na 6ª e 12ª jornadas).
               Finalizada as 16 jornadas os primeiros classificados de cada série disputaram em campo neutro a grande final que consagrará uma das equipas como campeão argentino.  
               As duas equipas finalistas têm lugar assegurado na próxima copa dos libertadores, sendo que as restantes três vagas para a mais prestigiada competição internacional de clubes da América do sul é uma garantidamente para o vencedor da Copa da Argentina 2016,e as outras em princípio para o 3º e 4º classificado do campeonato (os segundos de cada série). A excepção acontece se o vencedor da Copa Sudamericana (a Europa League lá do sitio) ser argentino, já que pelo regulamento da Conmebol esta equipa tem vaga imediata na Copa dos Libertadores do ano seguinte, acontecendo este desfecho o perdedor do jogo do 3º e  4º lugar do campeonato perde a sua vaga na Libertadores. O 6 e 7º classificado do campeonato (3º de cada série) têm vaga na Copa Sudamericana.
               Já parece confuso? Então e que dizer das regras para a permanência. Descem as equipas que tiverem uma média de pontos mais baixa no acumular das temporadas na primera división 2013/2014, 2014, 2015 e 2016.
               O Boca Juniors é o actual campeão, liderados pelo mundialmente conhecido Carlos Tévez, é dos grandes candidatos à reconquista do titulo. Mas os outros gigantes não quererão deixar os xeneizes voltar a ganhar, e River Plate, Independiente, Racing e San Lorenzo são nomes que não se pode excluir no rol de candidatos.
               A emoção será certamente uma certeza, quem sabe se não estarão em campo futuras estrelas do campeonato português ou do velho continente (Cervi já assinou pelo Benfica), tão grande é o potencial que emerge nos campos argentinos. Também por lá podemos reencontrar velhos conhecidos dos nossos relvados Pipi Romagnoli, Saviola, Rodrigo Mora, Lucho ou Lisandro Lopez, ou craques de videogame e alguns da vida real como Tevez, Diego Milito, Maxi Rodriguez ou D’Alessandro.




              

You Might Also Like

0 comentários