Liverpool e Mignolet: Quando ser bom não basta

Ser guarda redes é estar numa posição fascinante, que exige concentração e coragem, ao mesmo tempo que o corpo executa o que, em milésimos ...

Ser guarda redes é estar numa posição fascinante, que exige concentração e coragem, ao mesmo tempo que o corpo executa o que, em milésimos de segundo, a mente manda. Uma leitura correcta de cada lance destrona o impossível e entra directamente para as galerias da história. Mignolet, o belga que o Liverpool contratou ao Sunderland, é o dono das icónicas redes de Anfield. Por entre aplausos e assobios, o coração "red" vai sofrendo. Os fiéis adeptos de Liverpool ainda não confiam no seu guarda redes.

De quem é a culpa? A culpa não é de ninguém em particular, é de todos, no geral. A baliza é a intolerância da rapaziada, sempre o foi e sempre o será, e Mignolet parece ser um guarda redes instável em demasia, de uma dimensão inferior à do seu emblema. O problema? Custou 10,6 milhões de Euros (que pode ascender a 12), não tem sequer um suplente à sua altura e recentemente renovou contrato até 2021. Ainda por cima, o actual Liverpool está numa situação em que luta taco a taco por cada ponto. Talvez seja a hora dos Reds olharem para trás para poderem chegar lá à frente...

E aqui pergunto:
Será o belga um guarda redes Top para uma das maiores ligas do mundo?
A transferência do Sunderland para o Liverpool por 10,6 milhões de Euros acarretava enorme responsabilidade. O belga levava todos os sonhos do mundo e um orgulho enorme por defender um dos maiores símbolos da história do futebol mundial. O clube acreditava no seu talento e esperava que a sua baliza estivesse em boas mãos.


Esta é a terceira época de Mignolet em Anfield e as dúvidas pairam sobre si. Um jogo bom, um jogo mau, uma vez herói, muitas o vilão... um estado de indefinição que faz a defesa tremer e o adepto não confiar. Este ano, no fantástico jogo em Norwich (5-4 para o Liverpool), Mignolet levou à loucura os seus adeptos, com uma exibição para esquecer. No final do jogo a estatística era assustadora: nos últimos 14 remates, Mignolet tinha encaixado 10 golos! 



E aquele jogo da Liga Europa em que Simon Mignolet adormeceu com a bola nas mãos, durante uns bons 20 segundos? Ridículo...

Mas o problema não é de agora...

Gary Neville, o actual treinador do Valência, enquanto comentador do conceituado programa desportivo britâncico MNF, foi bastante crítico na postura e reacção do guarda redes a uma bomba de Jagielka, na época de 2013/2014, a primeira do belga no clube e na qual quase se sagrou campeão. Mais do que um lance, o resumo de uma época.

Se o golo é esteticamente fantástico? Sem dúvida, ainda para mais marcado num dos "derbys" de Mersyside. Mas depois, uma análise detalhada expõe a fraqueza de reacção que o belga carrega. Aquela reacção que é treinada e assimilada intuitivamente, que permite, através de um jogo de pés aparentemente simples, chegar mais longe e apanhar o que parece ser indefensável.



E Gary Neville continua, mostrando outros momentos, de outros grandes jogos, em que Mignolet parece ter demorado a reagir, com umas mãos baixas e corpo demasiado arqueado, impossibilitando-lhe um maior alcance e maior prontidão dos seus movimentos. Chama ainda à colação o golo sofrido com o City e com o Arsenal: a mesma postura, o mesmo resultado: golos sofridos. O do Manchester City foi mesmo de bradar aos céus!

Para terminar, o ex internacional inglês compara-o com Manuel Neuer, num dos seus jogos de pés rápidos e orientados, que passam despercebidos à maioria. Uma comparação que expõe as suas debilidades (apeteceu dizer: pára Gary! Isso já é humilhar!).

Jamie Carragher, ex capitão red, foi parco em palavras: Grandes guarda redes fazem grandes defesas e grandes defesas dão grandes vitórias, em grandes competições. Ou seja, resumidamente, o Liverpool merece um grande guarda redes, do tamanho da sua dimensão.

Mas o central inglês lá acabou por falar mais um pouco: Perdeu um título no célebre escorregão/erro de Gerard,  mas e que tal lembrar outros erros? E o do Mignolet no City? (Pumba..)


E quanto a defesas, aquelas que valem pontos e salvam a época? Carragher lembrou-se das de Joe Hart... do Manchester City! Aquelas "big saves" dos "big moments" só ao alcance dos "big Keepers". Curioso.

Mas, engane-se quem acredita que as críticas se resumem a estes dois senhores.

Bruce Grobbelaar, antiga lenda do Liverpool, já tinha sido peremptório:

"Ele não manda na sua área. Gosto menos do Mignolet do que do Drácula, pois o Drácula pelo menos ainda sai do seu caixão uma vez ou outra" e foi ainda mais longe: "Mignolet fica em cima da linha e não sai de lá. Toda a área, e não apenas a pequena área, é do guarda-redes"


Os erros dos guarda redes têm o condão de custar pontos mas os do belga, além disso, despoletam cólera! E a paciência Red está por um fio.


Na verdade, Mignolet não é mau guarda-redes e até já fez belas intervenções pelo clube. Mas o Liverpool merece melhor, alguém que consiga fazer a diferença nos pequenos detalhes e em grandes momentos. É aí que se distinguem os bons dos melhores!



Tiago Carvalho





You Might Also Like

0 comentários