A defesa de uma vida – Gordon Banks

" A defesa do século "  Gordon Banks o campeão do mundo de 1966 faleceu hoje.  Ser guarda redes é isso mesmo, superar o i...

" A defesa do século " 

Gordon Banks o campeão do mundo de 1966 faleceu hoje. 

Ser guarda redes é isso mesmo, superar o impossível e fazer o que os outros recusam sequer tentar. E na arte de enfrentar o destino, Banks é rei. A vida nunca lhe concedeu facilidades, mas o corajoso guardião inglês sempre recusou dar todo e qualquer lance por perdido. Foi treinado para aguentar as tempestades e agigantar-se às mesmas. Depois do cabeceamento de Pelé, Banks atirou-se à vida e defende-a com unhas e dentes. Para ele, o cabeceamento do rei continua a ser a sua maior defesa, para nós, a sua vida é uma sequência de defesas dignas do maior respeito.

Há dez anos, o Sir que apenas soube (e bem) defender as balizas do seu país, recebeu a triste notícia de que enfrentava um cancro. Não se abnegou e fez aquilo que sempre fez, levantou-se de uma grande queda. Uma vez sacudida a poeira, voou para a vida. Removeram-lhe um rim mas nunca a esperança. Lutou e venceu a batalha. Sobreviveu.

Agora, 10 anos volvidos, um novo revés. Voltou à dura realidade da doença, novamente renal. Encarou-a como encarou Pelé, com o maior respeito do mundo, mas sem qualquer ponta de medo ou fraqueza. Confrontado com a situação delicada, o gigante das balizas respondeu como só um Sir sabe:

“Se eu fui capaz de defender aquela bola de Pelé, enquanto jogava contra o maior do mundo, então posso vencer este problema de saúde”.

Descansa em paz Gordon.


Tiago C.



É com imenso orgulho que a Gola do Cantona se associa ao projecto do site Última Barreira. Nesta parceria, pretende-se valorizar a posição mais fascinante e solitária do mundo do futebol: o guarda-redes. 

Enquanto detentores de um espaço para rubricas, prometemos lutar pelo reconhecimento dos heróis silenciosos. O passado, o presente e o futuro, tudo isto numa baliza! 

Foto: Erno Schneider

Na primeira rúbrica, falemos de Gordon Banks, o homem que fez a defesa "impossível" ao cabeceamento de Pelé e que, agora, defende a sua própria vida. Vale a pena a leitura!

Visitem a ultimabarreira 

You Might Also Like

0 comentários