A vendetta de Ranieri

Claudio Ranieri foi treinador do  Chelsea Football Club  entre 2000 e 2004. Foi o último treinador "antes" Roman Abrahmovic. Vive...

Claudio Ranieri foi treinador do Chelsea Football Club entre 2000 e 2004. Foi o último treinador "antes" Roman Abrahmovic. Viveu problemas financeiros, instabilidade e moldou jovens que entraram na história do clube: Lampard e Terry. Faltou-lhe sempre algo e o milionário russo não perdoou esse "quase".
Durante o seu período no clube londrino, não se festejou qualquer titulo. Tendo sido contratado no decurso da época 2001-2002, acabou em sexto lugar. Na segunda época, repetiu o sexto lugar na Premier Leaguemas alcançou as meias finais da Taça de Inglaterra e da Taça da Liga. Em 2002-2003, a confirmação dos rumores mais trágicos: os problemas financeiros. O Chelsea continha-se no mercado e os recursos de Ranieri ficavam escassos. Era preciso fazer mais com o que havia e os londrinos conquistam um honroso quarto lugar.
Com a crise instalada, a venda do clube era a única opção de sobrevivência que permitia a sustentabilidade e, simultaneamente, o crescimento. Nascia assim o novo Chelsea, este que conhecemos, o de Roman Abrahmovic.
Roman Abrahmovic chegou na temporada 2003-2004 e trouxe craques por entre os milhões. Crespo, Verón, Mutu, Makelélé, Geremi, Duff e Joe Cole, entre outros.
A equipa foi apetrechada com muito talento e Ranieri prometeu trabalho e empenho. Abrahmovic sonhava com títulos.
Em 2003-2004, Ranieri alcança a melhor classificação do Chelsea nos últimos 49 anos. Além disso, chegou às meias finais da UEFA Champions League, onde acabou por cair aos pés do Mónaco. Uma temporada prometedora, mas sem glória.
No final dessa época, 2003-2004, Ranieri é despedido. Para o seu lugar veio um jovem português, que tinha acabado de ganhar tudo o que havia para ganhar pelo FC Porto. Era um vendedor de sonhos que acabaria por comprar um lugar na história do clube.
E a vida dá e troca-nos as voltas. Hoje, cerca de 12 anos depois, Ranieri e o seu Leicester chegam a esta jornada como líderes da Premier, enquanto que José Mourinho e o seu Chelsea afundam-se num decepcionante 14º lugar.
O sonho de uns é o pesadelo de outros. Agora, chegou a hora de Ranieri querer a sua Vendetta!


Tiago Carvalho.


You Might Also Like

0 comentários