Laranjeira sem fruto!

À entrada para a ultima jornada da fase de grupos na qualificação para o europeu a provável ausência da Holanda do europeu de França const...

À entrada para a ultima jornada da fase de grupos na qualificação para o europeu a provável ausência da Holanda do europeu de França constitui a maior surpresa! Mas olhando para a história futebolística deste pequeno pais mas enorme em termos futebolísticos vemos que esta não é uma surpresa tão grande assim, outras gerações existiram com tamanha desilusão.

Duas histórias que remontam a qualificações para mundiais, primeiro em 86 onde uma jovem geração laranja cheia de talento despontava,com nomes como Marco van Basten, Frank Rijkaard, Ruud Gullit ou Ronald Koeman, não foi suficiente para chegar ao mundial do México, perdeu nos playoffs de acesso ao mundial com a vizinha Bélgica que então vivia a sua década dourada, com Gerets, Scifo ou Vercauteren (ex técnico do Sporting). Afastada do mundial a laranja amadureceu a tal ponto que dois anos depois tem o seu único grande título, o europeu 88! 

Seguiu-se uma década de 90 com sucessivas presenças em meias finais de europeus e mundiais, e quando após as brilhantes prestações no mundial 98 e no europeu 2000 nada fazia prever o  enorme tombo que foi a qualificação para o mundial 2002, quando a selecção treinada por Van Gaal e onde pontificavam De Boer, Davids, Overmars ou Kluivert e aparecia Van Nistelrooy perdeu a corrida no grupo para a República da Irlanda e para Portugal!  Ainda hj o jogo da segunda volta em Portugal é dos jogos que mais custa a aceitar a Van Gaal, quando a selecção holandesa após estar a vencer dois zero e a dar uma grande lição de futebol, se deixou empatar nos últimos minutos, com o golo do empate de Figo a ser apontado no último instante e a deixar a selecção holandesa praticamente fora do mundial! Uma vez mais a selecção holandesa não caiu e dois anos depois chegou à meia final do europeu e em 2010 com Bert van Marwijk ao leme foi por um triz que não se sagrou campeão do mundo, valeu Casillas à Espanha a aguentar o zero a zero até Iniesta marcar o golo do título espanhol e em 2014 no Brasil o 3ºlugar no pódio foi mais uma prova de que estamos perante provavelmente a melhor selecção do mundo que nunca foi campeã mundial! 

Apesar da história de altos e baixos ser uma realidade na laranja mecânica e a possível não qualificação ser surpreendente estamos perante uma selecção que está a passar um período de indefinição, a idade começa a pesar em Sneijder, Robben e Van Persie e os novos valores apesar de talentosos ainda não conseguem sobressair a ponto de carregar a equipa como é o caso de Depay, há bons jogadores, Blind ou Wijnaldum, mas a falta de craques é gritante comparada com as gerações anteriores, e os resultados nas selecções jovens não antevêem uma melhoria significativa a curto prazo! Hj o cenário não é dos melhores recebem os já qualificados checos e tem obrigatoriamente de vencer e esperar a derrota turca contra a Islândia mas do país das tulipas, nasceram sempre Cruyffs, Gullits ou Bergkamps e mais tarde ou mais cedo eles estaram aí de novo! 

Bruno Nunes


You Might Also Like

0 comentários