Rúben Neves: Um falso 6 e um verdadeiro craque

Rúben Neves ainda é menino, mas nos seus pés o talento é muito superior à sua idade. A sua inteligência, técnica e cultura táctica fazem in...

Rúben Neves ainda é menino, mas nos seus pés o talento é muito superior à sua idade. A sua inteligência, técnica e cultura táctica fazem inveja até aos mais adultos. Apesar da serenidade com que tem vivido, o balneário azul e branco acolhe um talento que parece não ter mais fim. Ele é craque, ainda que habite num viveiro de estrelas que é este plantel portista. Rúben sabe jogar, ouvir, esperar, aprender e agarrar oportunidades. Lopetegui lançou-o e viu-se obrigado a escondê-lo, muitas vezes em demasia. Contudo, o talento quando é imenso não consegue ser camuflado.

Foto: Record/Manuel Araújo

Os 18 anos de Rúben proporcionam-lhe a inocência de que um dia conquistará o mundo. Mas atenção, ele tem talento para isso. O miúdo das camadas jovens do Porto surgiu com o treinador espanhol, na época anterior, ganhando espaço e minutos. Com o tempo percebeu-se que se tratava de um jogador adulto - aos 17 anos! - e não uma criança. É certo que é falível, como todos os outros, mas a maneira como sabe posicionar-se, ler o jogo, a visão que tem do mesmo e de todos os seus momentos, permite levar o adepto de futebol a reconhecer-lhe um enorme talento e potencial. A bola nos pés de Rúben é redonda, o passe é com conta, peso e medida. Com 17 anos o jovem portista conquistava espaço e olhares, estava nas bocas do mundo.

Esta época, a 2ª enquanto profissional, 37 jogos e 1 golo depois da sua estreia, Rúben voltou a ter espaço no 11 azul e branco. Foi na complicada deslocação a Arouca, onde um mau resultado custaria a liderança. O Porto venceu, convenceu e Rúben mostrou critério no passe, qualidade na definição das jogadas e maior controlo sobre o jogo de posse. O Porto cresce com o miúdo e o 3º golo portista tem em si o arquitecto - o golo é de Aboubakar, mas o passe do miúdo, a rasgar a defesa e desmarcar o André André, é delicioso.

Em suma, Danilo chegou e trouxe músculo, poder de choque e desarme. Emprestou agressividade e sacrifício, mas, em momento algum, retirou espaço a Rúben Neves. Rúben é um 6 que pode ser 8. É um armador de jogo que o pensa a partir de trás e executa como poucos. É um apoio seguro na circulação de bola e uma pedra fulcral na construção. É um Pirlo (com as devidas diferenças) em construção. É português e da casa, como poucos. E não custou milhões...


Rúben Neves é o presente e o futuro, mesmo debaixo do nosso nariz.


Tiago Carvalho

You Might Also Like

0 comentários