Martins Indi: O bode expiatório holandês

Martins Indi errou, errou feio e complicou ainda mais a vida à Laranja (que já não é) mecânica. A Islândia venceu nos países baixos e abriu...

Martins Indi errou, errou feio e complicou ainda mais a vida à Laranja (que já não é) mecânica. A Islândia venceu nos países baixos e abriu portas ao Campeonato Europeu. Martins Indi falhou, foi expulso e deixou a equipa numa situação complicada. A equipa não conseguiu chegar ao golo e perdeu, tendo sofrido um golo de grande penalidade, frente aos seus adeptos. A noite foi de Martins Indi, o perdedor da jornada, o culpado do resultado, o fracassado. Como jogou a Holanda? Bem...mal...não interessa! Porra para o Indi que lixou esta qualificação!
Robben, o capitão de equipa, apontou-lhe o dedo e colocou o rosto de Indi como a ferida futebolística do país. Um momento estúpido. O seleccionador holandês demonstrou desagrado e Sneijder atacou o companheiro, enfatizando o erro do extremo, denominando-o como "fatal". Mas calma, rapazes! Ainda havia o próximo jogo, na Turquia, para limpar a imagem. E sem Indi...
Mas, como o povo diz, o que nasce torto tarde ou nunca se endireita. A Holanda deslocou-se à Turquia e foi copiosamente cilindrada por 3-0. Foi mau demais para ser verdade, quanto mais para ser visto! Neste momento, estão em 4º lugar no Grupo, têm mais derrotas (4) do que vitórias (3) e apenas um empate. 10 pontos em 8 jogos é francamente pouco, ainda mais para quem não costumava dar hipóteses nas qualificações.

Foto: Reuters/Michael Kooren
Os argumentos de Robben e Sneijder, dois dos símbolos desta equipa, foram Martins Índi e toda a sua culpa - a inconsciente negligência de quem faz porcaria sem pensar. Mas fez! No Domingo correu mal e não houve dedos em riste, nomes raivosamente soletrados e homens entregues às feras. Na verdade, esta Holanda não tem demonstrado grande sumo, grande liderança e vitalidade. Perderam na Turquia, nada demais. Foi por 3-0 contra o anterior 4º classificado? Estão a um bocadinho de ficar fora da prova? Não interessa, aquele jogo com a maldita Islândia, em casa, por causa da cabeça quente do Indi é que... pronto. Esse é que foi de bradar aos céus! Hã? Já tinham perdido na Islândia também? E na República Checa? E empatado em casa com a Turquia com um golo salvador aos 92 minutos? Não interessa! Merda para o Indi, pá! Porra!
Há fases, renovações, fins de ciclo e períodos de adaptação. Há desculpas, bodes expiatórios, estatutos e egos. Há erros e julgadores, mas há também hipocrisia e tectos de vidro. Deveria haver equipa, coesão e balneário. Talvez camaradagem, união e profissionalismo. São colegas... dizem. Basicamente, deveriam existir mais pontos.
Uma equipa só é equipa quando tiver consciência da sua existência enquanto colectivo. A individualidade é maligna quando utilizada negativamente, visando somente ilibar tudo o resto. Se erras, aprendes. Podes deixar de ser da equipa, mas nunca serás as atenções negativas que a suportam. Ouves no balneário, cabisbaixo. Sentes a frustração dos colegas e a tua, mas em momento algum te usam como escudo. O espírito de equipa vê-se num ajudar a levantar, não num empurrão para fora.
O apedrejamento público por colegas de profissão é cobarde! Hoje eu, amanhã tu.
Ah, e usando as palavras de Robben e Sneijder, o jogo desta Holanda foi "simplesmente estúpido", e o comodismo acentuado da equipa holandesa pode muito bem revelar-se "fatal". Com certeza os holandeses têm razões para sentirem-se "aborrecidos" com a sua equipa.
P.S.- Bruno Martins não foi esperto nem diligente e perdeu a sua oportunidade. Prejudicou a sua equipa, sem dúvida. Não soube agarrar a sua chance. Com poucos jogos pelo Porto de Lopetegui e com a chacina pública que a sua acção desmedida foi alvo, Blind, o seleccionador holandês, pode muito bem preparar-se para substituí-lo e riscá-lo das suas contas. Atenção, uma coisa é não concordar e censurar a infeliz atitude de Indi, outra é ver as estrelas da equipa guilhotinarem o colega, em público, escamoteando a triste realidade da(quilo) (que devia ser uma) equipa.

Uma opinião, apenas isso.
Tiago Carvalho.

You Might Also Like

0 comentários