Liga NOS - Tondela vs Sporting: O Mestre apadrinha o estreante.

Tondela e Sporting dão, hoje à noite, o pontapé de saída na Liga NOS 2015/2016. Se os pupilos de Jorge Jesus estão confiantes, depois da vi...

Tondela e Sporting dão, hoje à noite, o pontapé de saída na Liga NOS 2015/2016. Se os pupilos de Jorge Jesus estão confiantes, depois da vitória na Supertaça, perante o eterno rival Benfica, os estreantes nestas andanças procuram dar-se a conhecer ao futebol principal. Nervos existirão, afinal de contas, é o início de dois sonhos distintos. Vitor Paneira, antiga glória encarnada, sabe que o coração terá de ser acalmado, assim como o salivante Sporting de Jesus. A sua guerra será de árduas batalhas e de pequenas surpresas. Quanto ao Sporting, Jorge Jesus é velha raposa nestas andanças e sabe que 3 pontos são essenciais para a moral e o contínuo crescimento da equipa. Começar atrás pode ser fatal, e todos sabemos o quanto JJ odeia perder.


Começando pelos da casa (emprestada, uma vez que o jogo será disputado em Aveiro), Vitor Paneira aposta nos regressos dos experientes Kaká (ex central do Braga) e Luis Alberto (médio ex Nacional),  na segurança do guarda redes Matt Jones, ex Belenenses, na certeza do central Markus Berger, ex Briosa, e na raça de Piojo,  avançado argentino que está há 7 épocas no clube. Depois, existe a  jovem irreverência encarnada, como John Murillo, Romario Baldé e Raphael Guzzo. Um misto de experiência e juventude, com o tempero do conhecimento táctico de Vitor Paneira. Uma equipa interessante, de armas modestas.

Para o Tondela a época será longa e dolorosa, recheada de sofrimento e um imenso coração. Hoje será a estreia nos grandes palcos, numa montra enorme. Mas, apenas isso. Será um jogo para desfrutar, sabendo que uma derrota não será o fim do mundo, nem um desvio na sua rota.

Quanto ao Sporting, começaremos pela sua figura maior: Jorge Jesus. Uma velha raposa nestas andanças, um homem do futebol português, habituado à pressão e à pouca margem de manobra. Subiu a pulso na carreira, e isso fez-lhe ver e entender todos os lados do futebol. À imagem do que acontecia no Benfica, ele sabe que o Sporting não pode perder pontos em campos pequenos, onde o favoritismo é muito maior do que os 3 pontos em disputa. Com uma equipa sólida e com reforços experientes e de qualidade, o Sporting procurará esquecer o nervosismo natural numa estreia, e ser embalado pela euforia da sua onda verde.

Os reforços Teo Gutierrez, Bryan Ruiz, Naldo e João Pereira devem integrar a restante equipa base, mantendo e rotinando o 11 que apresentou frente ao Benfica no fim de semana passado e que, em princípio, receberá o CSKA de Moscovo na próxima Terça Feira, para a Liga Milionária.

Para os verde e brancos, o sonho do título começa a ser desenhado hoje, após a conquista do primeiro troféu da temporada. E JJ não é treinador de fazer rascunho a lápis. Gosta de começar logo a escrever com  tinta permanente!


You Might Also Like

0 comentários