Grã-Bretanha vs Resto da Europa - 1955

Faz hoje 60 anos que um futebolista português teve pela primeira vez o reconhecimento do seu talento por toda a Europa, José Travassos, um ...

Faz hoje 60 anos que um futebolista português teve pela primeira vez o reconhecimento do seu talento por toda a Europa, José Travassos, um dos cinco violinos fez parte de uma restrita elite europeia convocada para o jogo que opunha a Grã-Bretanha ao Resto da Europa, num jogo realizado em Belfast, para celebrar o 75º da Federação de Futebol da Irlanda.



Foi uma verdadeira parada de estrelas de então, estrelas que estão para o futebol como Aquiles, Ulisses ou Heitor estão para a história, lendas quase mitos de gigantes na arte de jogar futebol, como Stanley Matthews, Kopa ou Vukas.

35000 pessoas encheram o Windsor Park, para celebrar o desporto-rei e a equipa da rainha até começou melhor com golo de Johnstone aos 25 mins. Mas como uma verdadeira união europeia o dia estava destinado a ser do resto da Europa, e o francês Vincent empatou passados dois minutos, o 1-1 manteve-se quase até ao final mas aos 77min o jogo ganhou um herói acima de todos os outros, o Jugoslavo (se fosse hj seria Croata) Vukas deu a liderança ao resto da Europa mas não ficou por ai apontando mais dois golos antes de acabar o jogo com o Hattrick e o titulo de homem da tarde.

Foi a vingança perfeita do resto da Europa do 6-1 do "jogo do século" de 1947 quando 130000 pessoas assistiram em Glasgow à vitoria da grã-bretanha ao resto da europa no jogo que celebrava a entrada para a FIFA dos países britânicos

Grã-Bretanha: Jack Kelsey; Peter Sillett; Danny Blanchflower; Bertie Peacock; Stanley Matthews; Roy Bentley; Billy Liddell; Jimmy McIlroy; Jimmy Johnstone; John Charles; Joe McDonald.

Resto da Europa: Lorenzo Buffon*; Bengt Gustavsson; Alfons van Brandt; Ernst Ocwirk; Robert Jonquet; Vujadin Boskov; Jorgen Leschly Sorensen; Bernard Vukas; Raymond Kopa; José Travassos; Jean Vincent;

Envergando a camisola 10, Travassos não marcou mas esteve em grande plano no encontro, com duas assistências para golo! E o violino para sempre ficou conhecido como o Zé da Europa.

*Curiosidade: Lorenzo é primo em segundo grau do avô do contemporâneo Gianluigi Buffon também ele guarda-redes.





You Might Also Like

0 comentários