Nova Zelândia 2015 - Mundial Sub20

Se pensas que 2015 é um ano de verão sem sal no que ao futebol diz respeito estás muito enganado, os craques de amanhã vão ter grandes desaf...

Se pensas que 2015 é um ano de verão sem sal no que ao futebol diz respeito estás muito enganado, os craques de amanhã vão ter grandes desafios pela frente, com a selecção das quinas a marcar presença nas fases finais do mundial Sub20 e Euro sub21! 

É já no final deste mês que arranca o mundial sub 20 na Nova Zelândia, com 24 selecções em busca do título mundial. Esta é uma prova destinada aqueles que nasceram a partir de 1 de janeiro de 1995, para terem uma melhor noção são os jogadores que no máximo cumpriram na época que agora finda o seu primeiro ano de sénior. 

Mais uma vez a disposição de selecções deixa muito a desejar, com a divisão dos continentes a ser bastante questionável, a recorrente decisão de haver diferentes qualificações para América do Sul, Norte e Central cria uma grande diferença nos países de cada continente! A comparação de qualificados entre América e Europa é bastante discutível! Com 4 qualificados da América do Sul mais 4 do resto da América comparando com as 6 vagas reservadas a países europeus!!! O que perfaz que a qualificação europeia seja qualquer coisa de hercúlea para uma selecção do velho continente, que tem de superar sucessivas qualificações, chegar ao euro sub19 e aí em oito selecções ser uma das seis melhores. 
No total o mundial sub20 é composto por 24 seleções: 4 Ásia; 4 África; 4 América Central e Norte; 4 América Sul; 6 Europa; 1 Oceânia + Nova Zelândia (anfitriã) 

A primeira competição teve lugar na Tunísia em 1977, até hoje houve 19 edições, onde apenas nove países chegaram ao título. Destaque para os gigantes sul americanos que dominam a prova. A Argentina tem já  seis títulos, seguido pelo Brasil que tal como nos seniores é penta. Portugal é o melhor dos europeus, e único país restante com mais de um título, foram 2 taças de seguida, o primeiro na Arábia Saudita em 1989, dois anos depois a jogar em casa repetiu a proeza. 
Gana, Alemanha, Espanha, França e as federações já não existentes URSS e Jugoslávia tem um título mundial no seu currículo. 

Esta prova conta nos registos para o lançamento dos craques de amanhã para as bocas do mundo, nomes lendários do futebol tiveram em destaque em edições anteriores, com os dois expoentes máximos a serem dois argentinos, um tal Diego Armando Maradona (Japão,1979) e outro chamado Lionel Messi (Holanda, 2005). Outros grandes nomes começaram a escrever o seu caminho com maior ou menor sucesso no mundial sub20, casos de Figo, Rui Costa ou João Pinto na geração de ouro de Portugal, ou Saviola, Boban, Xavi, Iniesta, Casillas, David Silva, Fabregas, Piqué, Ronaldinho, Rafa Marquez, Diego Forlan, Luiz Suarez, Cavani, Ashley Cole, Julio César, Luisão, Kaka, David Luiz, Marcelo, Robben, Van der Vaart, Essien, Aguero, Di Maria, Falcão, James Rodriguez ou Alexis Sanchez...

Esta também será certamente uma prova marcada por grandes craques em potência que mais tarde passarão ao lado de uma grande carreira, das 19edições olhando para os nomes dos vencedores da bola de ouro para melhor jogador da competição apenas Maradona,  Saviola, Messi, Aguero, Prosinecki e Seydou Keyta parecem ter tido uma carreira que correspondeu às expectativas criadas. Ao invés dos argentinos, os brasileiros que venceram prémio de melhor da competição, nunca corresponderam às expectativas, tendo tido o seu ponto alto da carreira este mesmo galardão! Nomes como Caio, Bismarck ou mais recentemente Henrique são nomes que o futebol sénior eclipsou. Outros casos é olhar em termos históricos para as convocatórias passadas de Alemanha, Itália ou Inglaterra e perceber que poucos são os jogadores que subsistem neste escalão que chegam com sucesso à principal selecção. 

A campeã em título é a França, que venceu o mundial disputado em 2013 na Turquia, numa equipa onde pontificava a capacidade defensiva de Zouma, Umtiti e a liderança no meio campo por Paul Pogba, que veio a conquistar o prémio de melhor jogador do torneio. 

No torneio deste ano um novo campeão do mundo surgirá, já que os gauleses não conseguiram apurar-se na dificílima campanha de apuramento europeu. Destaque para o regresso dos gigantes Brasil e Argentina que surpreendentemente ficaram fora do mundial em 2013! Partindo ambas como duas das grandes candidatas à vitória final, num rol de equipas onde também se terá de incluir a Alemanha que venceu em grande estilo o euro sub19 em 2014, e Portugal que foi finalista vencido da mesma competição, e ainda as potências africanas Nigéria e Gana, que tem dado cartas em anos sucessivos na competição. 

Aqui na Gola o mundial sub 20 já está lançado, vai estando atento às nossas actualizações que novidades acerca das equipas e a prestação da selecção das quinas será acompanhada a par e passo! 


You Might Also Like

0 comentários