PSG vs Barcelona: Um encontro de velhos conhecidos

O sorteio da Liga dos Campeões teima em juntar estes dois colossos do futebol europeu. Depois da fase de grupos, agora os quartos de final. ...

O sorteio da Liga dos Campeões teima em juntar estes dois colossos do futebol europeu. Depois da fase de grupos, agora os quartos de final. De um lado, os parisienses, com as suas estrelas (Cavani, Ibrahimovic, Thiago Silva, David Luiz e Pastore, entre outros), do outro, o Barcelona dos últimos anos (Piqué, Iniesta, Mascherano, Dani Alves e, claro está, Messi) com um gostinho sul americano no ataque, dado por Suarez e Neymar. Tendo em conta os jogos dos oitavos de final, pode dizer-se que os dois rivais desta noite entram em campo de peito feito: os da casa eliminaram o Chelsea de Mourinho, com um jogo épico em Stamford Bridge. Por sua vez, os blaugranas, depois da vitória e lição de futebol em Inglaterra, venceram novamente o City em Camp Nou, num festival de golos falhados.



Hoje, defrontam-se novamente, mas agora, mais do que nunca, o Paris Saint Germain sente-se preparado para o embate. E, das 5 derrotas do Barcelona este ano, uma delas já foi com o PSG !



Nem as ausências forçadas tiram ambição aos parisienses. A maioria das estrelas do clube da capital francesa aceitou o desafio milionário proposto pelo dono do clube para ganhar algo mais do que competições internas. Eles sabiam do desejo de conquistar a Europa e, hoje, entrarão em campo com isso em mente. O pequeno grande Verratti não vai a jogo, assim como o sempre fantástico Zlatan. Duas baixas de peso, mas no caso do goleador sueco a equipa não se tem dado mal na sua ausência - ganhou em casa, ao Barça, por 3-2 na fase de grupos e passou a eliminatória de Stamford Bridge, mesmo depois do sueco ter sido expulso! Hoje, caberá a Cavani assumir as despesas da frente de ataque e voltar a marcar os golos que tem deixado fugir. Sem dúvida o problema de Cavani este ano - ser encostado à linha por causa do lugar reservado a Ibrahimovic na frente de ataque. Quanto a David Luiz, apesar de vir de lesão e ainda não se apresentar nas melhores condições, está convocado. Resta saber se vale a pena o risco da sua utilização.

E, se o PSG vem de um fim de semana de festa, depois de ter ganho a Taça da Liga Francesa, o Barcelona vem de um empate decepcionante no terreno do Sevilla, apesar de ter estado a ganhar por 2-0. A liderança blaugrana na La Liga ainda se mantém, mas o Real Madrid está agora apenas a dois pontos, reduzindo assim a margem de erro dos culés. Com Luis Henrique, o Barça é uma mistura do famoso tiki taka com um futebol mais vertical, de menos posse, mas com resquícios de um adn tão próprio. Encaixar Suarez na sua forma de jogar foi um processo lento mas que tem vindo a dar frutos. A dinâmica do tridente ofensivo tem vindo a crescer e a influência de Neymar no jogo culé também aumentou. Um tridente sul americano seguro por uma filosofia e arte espanhola. Por último, há Messi, o ponto de desequilíbrio perfeito. E essa é a maior das armas de Luis Henrique e, com certeza, a maior dor de cabeça de Laurent Blanc. O génio argentino já tirou sonhos ao Paris Saint Germain no passado e pretende voltar a fazê-lo, em nome do seu: ganhar mais uma Champions e posicionar-se para a vitória da Bola de Ouro.

Uma batalha titânica, mais uma, logo à noite. E a olhar para os confrontos recentes, promete golos, muita emoção e espectáculo!



Tiago Carvalho.


You Might Also Like

0 comentários