Porto - Bayern: 'Blitzkrieg' uma guerra relâmpago

O Porto a jogar em 4-1-4-1 com Fabiano; Danilo, Alexsandro, Indi, Maicon; Casimiro, Herra, Oliver Torres; Quaresma, Brahimi e Jackson Marti...


O Porto a jogar em 4-1-4-1 com Fabiano; Danilo, Alexsandro, Indi, Maicon; Casimiro, Herra, Oliver Torres; Quaresma, Brahimi e Jackson Martinez.

Bayern em 4-3-3 a defender e atacar em 3-4-3 com Neuer; Rafinha, Dante, Boateng, Bernat; Xabi Alonso, Lahm, Thiago; Gotze, Muller, Lewandoski

O jogo começa no Dragão com uma novidade: Jackson Martinez a titular e a surpreender tudo e todos quando, no primeiro minuto, ganha uma bola dividida a Xabi Alonso, isola-se perante Neuer, finta para a direita  e obriga o Guarda-redes Bávaro a fazer falta e, consequentemente,  Penalti. O árbitro espanhol decide-se pelo amarelo ao gigante alemão. Para a transformação da penalidade, Quaresma que com muita calma converte como mandam as regras: bola para um lado Guarda-redes para o outro. Um início de sonho para os Portistas.
O Bayern em dificuldades para colocar o seu jogo em prática. O FCP muito bem na pressão a aproveitar o factor surpresa,  pressionando alto e não deixando o FCB penetrar no bloco defensivo.




Minuto 9: pressão intensa de Quaresma sobre Dante, o português ganha a bola, fica 1x1 com Neuer e finaliza com classe. Golo idêntico ao primeiro. Mérito para a estratégia de jogo do FCP a pressionar os centrais no primeiro momento de construção dos Bávaros.
Os centrais do Bayern deixaram a cabeça na Alemanha, falham passes básicos e Guardiola revira os olhos. Ao minuto 20 o Porto aproveita o desnorte da equipa adversária e Herrera ganha mais uma bola, criando uma situação de 3x2 que não teve sucesso, devido ao seu mau passe.
Minuto 27 e Golo do Bayern, por Thiago, após cruzamento de Boateng. Este golo vem no seguimento de um canto onde a equipa Portista ainda procurava posicionar-se correctamente.

Outras considerações da Primeira parte:
O Porto a tentar jogar com a última linha um pouco subida (Bloco médio) para facilitar a pressão sobre os centrais do Bayern, encurtando o espaço dos médios e obrigando-os a recuar bastante no terreno para conseguir construir. No entanto, quando o Bayern consegue ganhar terreno, o bloco defensivo do Porto desce para perto da área.
Nota mais para Jackson que defensivamente, para além de fechar, tem como missão não deixar Xabi Alonso pegar no jogo. Para além disso, é o apoio frontal em todas as jogadas ofensivas do FCP, segurando e libertando para os seus colegas em situações de contra-ataque.
Um Bayern irreconhecível, completamente desconcentrado e ausente do jogo. Apesar da sua maior posse de bola, a objectividade é reduzida.

Porto 2 - Bayern 1

Recomeça o jogo com o Porto por cima, com mais posse e objectividade. Do outro lado,  um Bayern a entrar apático e a recorrer à falta para travar o ímpeto portista.

Minuto 56: um hino ao futebol! jogada de entendimento a expressar toda a filosofia Portista para este jogo: Posse e objectividade. Os alemães neste altura já devem estar com os olhos em bico. Jackson na esquerda joga para Óliver, no meio, e após uma sucessão de passes Quaresma em zona interior dá para Danilo, que faz um cruzamento medido, para Jackson desviar e permitir uma grande defesa de Neuer. O Bayern nesta segunda parte ainda não tocou na bola.

Guardiola não se fica e decide mexer na equipa: tira gotze e coloca Rode, claramente a tentar ganhar a batalha do meio campo. Casimiro, Herrera e Oliver a fazerem um jogo exemplar.

Minuto 64 e Golo de Jackson Martinez! Mau posicionamento dos 2 últimos homens da defensiva bávara que se esqueceram de controlar a profundidade, encontrando-se mais atrás do que deviam. Astuto, Alexsandro leu o momento como ninguém e colocou longo, em Jackson, que recebe para a frente, senta Neuer e faz o que sabe. O Porto a fazer do Bayern uma equipa banal!

Minuto 73, entra Bastuber para o lugar de Xabi alonso;
Minuto 74, Sai Oliver Torres e entra Rúben Neves; troca por troca com o intuito de refrescar o meio campo para continuar com pressão no miolo.
Minuto 77, Entra Hernani sai Brahimi; Essencialmente para meter um jogador fresco, mais rápido e forte nas transições. Com estas alterações, Lopetegui dá sinal à equipa que quer atacar em transições e não em ataque continuado.
Minuto 84, Entrada de Evandro pelo esgotado Quresma.
Fim do Jogo com o Porto a controlar defensivamente o Bayern.
Porto 3 - Bayern 1

Considerações da segunda parte:
Um jogo suberbo por parte do FCP no limite físico, com uma pressão muito forte na frente, a defesa bastante subida para reduzir espaços não deixar o Bayern sair a jogar. Lopetegui a preparar muito bem a equipa e a merecer crédito também por esta vitória.
Um futebol de posse com objectividade que vulgarizou os bávaros. Parecendo que não, nada está decidido, ainda por cima sem Danilo e Alexsandro estão de fora para a próxima eliminatória.

RC e TC

You Might Also Like

0 comentários