Este mundo não é para Nolitos!

Manuel Agudo Durán, espanhol de 26 anos que passou por Portugal um ano e meio! Este nome talvez não vos diga nada, mas nome Nolito já é reco...

Manuel Agudo Durán, espanhol de 26 anos que passou por Portugal um ano e meio! Este nome talvez não vos diga nada, mas nome Nolito já é reconhecido por qualquer adepto português mais ou menos viciado no jogo.
O espanhol que passou sem grande brilhantismo pelo Benfica vai brilhando por Espanha, onde a jogar no Celta se revela um dos jogadores mais decisivos do conjunto de Vigo, e já chegou inclusive à selecção espanhola. A última jornada foi mais um exemplo disso, com o extremo a assinar mais uma grande exibição. Hoje por hoje Nolito é estrela do Celta, e só nesse patamar poderá ser estrela, mas chegará ao fim da carreira e títulos para contar vão ser poucos. Talvez não seja o jogador que todo o adepto aprecia, é franzino, corre a olhar para o chão, parece que a bola é muito grande para os seus pés,  talvez o sumo disso não ajude a carreira do extremo espanhol, mas não será este um olhar demasiado redutor para Nolito?

Na minha opinão sim. Olhando para os números Nolito é um extremo com remate fácil, e é à esquerda que ele se sente bem, a deambular para dentro e a rematar cruzado.A finta é curta, sim limitada toda a gente sabe que dali não vai sair um elástico, mas eficaz e bastante, é raro o lance que o espanhol em pequeno espaço de terreno não consiga encontrar solução, nem que seja com ressaltos ou graças a uma excelente qualidade de passe, ou em 1x1 com a aceleração que lhe é característica.




Não tem a classe de um Gaitán, ou  condução em velocidade como o Di Maria, não consegue ir à linha como o Salvio, nem cruza como o Ola John, mas se calhar é tão ou mais produtivo como qualquer um deles, principalmente num campeonato como o nosso. Em uma época e meia no Benfica o espanhol jogou 63 encontros, muitos deles a sair do banco com poucos minutos, e somou 16golos e inúmeras assistências. Não são números nada de deitar fora para qualquer extremo, mas porque não teve ele mais oportunidades nos grandes clubes da sua carreira, Barcelona e Benfica? Bem a explicação será mesmo o não ser brilhante em nenhuma das suas características a outra de não conseguir desequilibrar em jogos de maior intensidade. Dos 16golos de Nolito, 12 foram no campeonato, 3 na pré eliminatória da Liga dos Campeões (2 contra o Tranzbonspor numa eliminatória que mais tarde nem contou),  e outro na taça da liga. Mas 12 golos no campeonato em 35jogos não será um número muito razoável? se contarmos os golos de salvio e gaitan esta temporada fazem 13 juntos. Teria o SLB chegado à vitoria se tivesse nolito nos jogos em que Gaitan não pode jogar?!. Não se pode ter a certeza, mas garanto que o espanhol teria tido bolas de golo ou criado algumas.  No campeonato como a nossa liga, a presença de jogadores produtivos numa equipa que passa a maioria do jogo junto da baliza contrária pode revelar-se decisiva, seja a desbloquear jogos contra equipas que estacionam autocarros, ou mesmo em jogos que os virtuosos estejam de fora ou em dia não. São vários os exemplos de extremos que não são valorizados apesar do faro pelo golo, aqueles que por aqui passaram como Bruno César, Urreta, Kelvin (que apesar de espaço eterno no museu do dragão nunca foi realmente aposta), Alan (que em Braga encontrou o espaço q o dragão nunca lhe deu), Ukra, João Pedro (do moreirense emprestado pelo braga, protagonizando outra excelente época como havia feito no belenenses), ou exemplos internacionais em jogadores como Podolski, Callejon, Pedrito, Menez (aquando no PSG) ou Schurlle (Chelsea).  
Embora não achando craque para mim Nolito é um jogador útil, na minha forma de ver o jogo, um jogador como o espanhol é jogador de plantel de equipa grande e deve ser valorizado por tal, mas nos dias de hoje o futebol não olha com bons olhos para extremos que não sejam virtuosos à primeira vista, apesar da alta rentabilidade, e mais que isso nem os próprios jogadores percebem a importância que têm e podem ter nestas equipas quando não são a 1ªopção, e no fundo é este o problema a busca incessante da pérola dos milhões pelas equipas e do protagonismo por parte dos jogadores, afasta o pensamento do rendimento, o jogador busca capas ao invés de buscar títulos, e os Nolitos chegam ao fim e diz-se que podia ter feito mais...



BrunoAFNunes

You Might Also Like

0 comentários