Bielsa: Uma lição para todos os adeptos do desporto Rei (video)

Quando uma conferencia de imprensa se torna numa sala de aula não podemos ficar indiferentes. Esta lição de ' el louco'   foca a ati...

Quando uma conferencia de imprensa se torna numa sala de aula não podemos ficar indiferentes. Esta lição de 'el louco' foca a atitude dos jornalistas perante os resultados menos positivos que a equipa do Stade Vélodrome atravessou.


"Não me agrada quando para os jornalistas as conclusões da derrota sejam que quem tem menos a bola, quem menos ataques faz, quem menos situações cria é que mereceu ganhar o jogo, justamente por essas mesmas virtudes.


Depois, e paralelamente há uma exigência constante de beleza que geram expressões em que o jogo deve ser estético (agradável) eu confirmo que os meios de comunicação valorizam a estética se acompanhada de vitória e abandonam o romance e a beleza do jogo quando não obtêm o resultado desejado. 

Finalmente, os responsáveis pelo que o público pensa que somente ganhar é importante são os meios de comunicação porque assim pensam..."



Em traços gerais, Bielsa defende que o adepto é, em último caso, influenciado pela imprensa jornalística, por isso deviam defender o desporto e a modalidade apoiando um futebol Romântico tanto nas derrotas como nas vitórias, valorizando o processo e não só o resultado final.
Na sequência da derrota contra o Mónaco, foi veiculada na imprensa notícias que dão conta da falta de eficácia provocada pelo "cansaço" do plantel do Marselha. Bielsa não concordou, retorquindo que o Marselha é a equipa com mais golos, mais posse de bola, a que mais pressiona na ligue1, foi ainda mais longe dizendo que achava desconexo falarem disso na conferencia de imprensa do jogo em que o Olympique de Marseille mais correu em toda a época.

Com o seu estilo calmo e ponderado, Bielsa é mais que um mero treinador, é alguém que vê e analisa futebol com uma lupa própria, tanto dentro das quatro linhas como fora delas.

RC

You Might Also Like

0 comentários